UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/03/2010 - 13h50

Confira dicas de etiqueta no uso do twitter, para não prejudicar a carreira

SÃO PAULO – É divertido twittar, e ninguém nega isso. Mas é preciso tomar cuidado, ainda mais quando o assunto é a carreira. “O twitter pega muita gente despreparada e desprevenida. No calor das emoções, fazer uma crítica ou revelar algo muito pessoal pode criar um caos virtual difícil de consertar”, afirmou a consultora de etiqueta corporativa, Renata Mello.

É por isso que a especialista preparou algumas dicas para quem é fã do microblog, mas não quer passar por nenhuma dificuldade na vida profissional por conta do que for colocar nele.

Em primeiro lugar, o importante é ficar de olho no português, já que algumas pessoas costumam fazer brincadeiras maldosas em relação aos erros cometidos e espalhar a gafe por aí, inclusive no local de trabalho. Para evitar erros, releia o que escreveu e, na dúvida, não pense duas vezes antes de consultar o dicionário.

Dicas de etiqueta

Além disso, Renata aconselha ao profissional que defina se o twitter será uma ferramenta usada para a vida pessoal ou para a carreira. “Se for para publicar o que pensa ou sente, crie um perfil pessoal. Para publicar conhecimentos específicos, pesquisas ou informações de cunho profissional, crie um twitter próprio para esse fim”, destacou.

Use o twitter como ferramenta para passar informações úteis, dando dicas de restaurantes, shows, ofertas ou mesmo da condição de trânsito ou estradas. Mas preste atenção: evite usar o twitter no meio de um jantar, casamento ou evento da empresa, já que isso não pega bem, uma vez que revela que você não está muito interessado no que está ocorrendo.

Caso a escolha seja para o lado profissional, então jamais fale mal do seu trabalho ou de pessoas da equipe, principalmente do seu chefe. No auge do nervosismo e irritação, você pode postar algo que possa se arrepender no futuro. Pense que, uma vez publicado, fica difícil se desculpar depois com as pessoas que convivem com você no dia a dia.

Para não passar por nenhuma situação constrangedora, você pode deixar seu perfil do twitter reservado. “Mesmo assim, sugiro não escrever nada que possa colocá-lo em uma situação embaraçosa. Uma vez escrito, está escrito, e sempre pega mal quando, por alguma distração, acontece um constrangimento na rede”, disse Renata.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host