UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 13h57

Escolher graduação baseada no emprego atual requer alguns cuidados

SÃO PAULO – Terminar o Ensino Médio, prestar vestibular, cursar a faculdade e entrar no mercado de trabalho é o caminho correto para uma carreira de sucesso? Se você respondeu que sim, saiba que está enganado.

Existem profissionais que escolhem cursar uma graduação na área em que já trabalham. Segundo a consultora de recrutamento e seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Claudia Callé, essa escolha pode ser muito positiva na carreira.

Mas antes de fazer essa opção, ela aconselha que a pessoa analise alguns fatores. “Antes de escolher qualquer graduação, indiferente da situação, é necessário avaliar as suas aptidões, o mercado de trabalho e a possibilidade de crescimento, além dos pós e contras da profissão”, aconselha Claudia.

Ela afirma ainda que não existe um perfil de profissionais que optam por graduações relacionadas diretamente ao emprego em que atuam, mas que é comum entre essas pessoas primeiro ter de trabalhar para depois estudar. “Muitas pessoas precisam trabalhar para poder ter condições de custear o estudo”, declara.

Vantagens

Esses profissionais têm algumas vantagens em comparação às pessoas que ainda não atuam no mercado de trabalho. Claudia explica que o conteúdo dado em sala de aula é mais bem aproveitado por quem já atua na área, que a exposição de ideias é melhor e que o profissional apresenta melhor desempenho tanto na graduação como no trabalho, podendo até mesmo ser promovido.

Entretanto, a especialista alerta que é necessário ter prazer na atividade que executa. Caso contrário, o profissional retardará ou impedirá seu crescimento profissional. Se a situação de desgosto no emprego permanecer por um longo período, a pessoa pode até mesmo sofrer danos emocionais graves.

“É muito importante alinhar a graduação e o emprego com o que gosta de fazer. Quem gosta do que faz com certeza terá o sucesso garantido”, finaliza Claudia.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host