UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/03/2010 - 08h50

Nova ferramenta de busca de emprego indica distância de casa e trabalho

SÃO PAULO – Um novo sistema de busca de emprego está disponível desde quinta-feira (25) na internet. A ferramenta disponível no site do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br) facilitará a recolocação no mercado de trabalho e a procura por candidatos pelos empregadores.

Os trabalhadores poderão se inscrever em vagas mais próximas de casa e as empresas, selecionar pessoas que moram perto do trabalho.

"É uma grande inovação, que vai informar o endereço do candidato com precisão. Será uma comodidade para o trabalhador, que chegará mais rápido ao emprego, e também para a empresa, que vai economizar no custo do transporte e encontrará profissionais com o perfil procurado e que morem perto de sua unidade - seja na indústria, comércio ou prestação de serviços", explica o secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.

O secretário afirma ainda que as informações geográficas são importantes nas grandes cidades, onde há mais trânsito e o profissional precisa utilizar mais de uma condução para chegar ao local de trabalho.

Como funciona

Nesta primeira etapa, o módulo de georreferenciamento poderá ser usada pelos empregadores, que, após cadastrar as vagas disponíveis, poderão visualizar os candidatos que se encaixarem no perfil desejado e moram mais próximo possível do local de trabalho. A proximidade será apresentada de forma decrescente, do mais perto para o mais longe da empresa.

O empregador também poderá, se desejar, visualizar um mapa onde o candidato reside. Por meio dessa imagem, será possível calcular a distância entre a empresa e a residência.

Segundo o governo, em breve, o georreferenciamento também estará disponível para os candidatos que terão acesso às oportunidades mais próximas de sua residência.

Sobre o programa

O Emprega São Paulo funciona desde novembro de 2008 e todo o sistema de busca é feito pela internet: cadastro de vagas e de currículos, convocações e encaminhamentos. As convocações também são feitas por mensagem SMS.

Quem não tem acesso à internet deve comparecer a um PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), com RG, CPF e carteira de trabalho. Nesses locais os funcionários da secretaria do emprego cadastram o candidato no programa.

Atualmente, o sistema dispõe de mais de 22 mil vagas no Estado, em todos os setores, e de 148.732 vagas cadastradas por 150.888 empregadores.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host