UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/03/2010 - 09h03

"Por que devo contratá-lo? " e "Fale de você": o que dizer em entrevistas de emprego?

SÃO PAULO - Ao participar de uma entrevista de emprego, muitas vezes, o candidato é surpreendido com a seguinte questão: por que devo contratá-lo? Nestas horas, segundo sugestão da consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Ana Paula Mendes, o ideal é fugir de generalizações.

“Cada cargo e cada empresa exige um comportamento e características específicas. Entretanto, de forma geral, o candidato deve evitar falar de maneira generalizada, como responder que deve ser contratado por estar buscando novos desafios”.

De acordo com Ana Paula, ao responder questões como esta, é importante deixar claro quais benefícios a empresa trará tanto para a vida profissional como pessoal do candidato.

“Fale de você”

Outra pergunta que deixa muita gente perturbada é o famoso “fale de você”. Conforme a consultora, nesta hora, muita gente começa a falar da vida pessoal ou dos hábitos de lazer. Entretanto, diz ela, na maior parte dos processos seletivos, o recrutador espera que o candidato aborde aspectos profissionais.

“A pessoa até pode falar da vida pessoal, porém, geralmente, isto é abordado de forma específica. Agora, a vida profissional não deve ser deixada de lado, sendo importante ressaltar como é o relacionamento com a equipe, quais as estratégias utilizadas para organizar o dia a dia, ou, no caso de uma seleção para um cargo de liderança, como a pessoa lidera”, explica.

Também aqui, respostas genéricas, como falar que é uma pessoa comprometida, pró-ativa, ética, entre outros, estão proibidas. Nestes casos, diz Ana Paula, o ideal é sempre trazer exemplos.

Independentemente da pergunta...

Por fim, diz ela, independentemente da pergunta, em uma entrevista de emprego, a pessoa nunca deve dizer que está avaliando o mercado, pois, segundo a consultora, isso pode soar como se a pessoa não estivesse interessada na vaga, mas sim em saber se o salário que recebe na empresa atual é compatível com o praticado no mercado.

Outra dica é ser sempre transparente e saber reconhecer dificuldades. “Não adianta querer esconder quem se é, pois, uma hora, tanto as características positivas como as negativas do candidato irão aparecer”.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host