UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/04/2010 - 13h52

Dia da mentira: especialista alerta sobre profissionais que mentem para si próprios

SÃO PAULO - Nesta quinta-feira, 1º de abril, é comemorado o Dia da Mentira, quando deixar a imaginação fluir não é considerado problema... Mas e se a prática ultrapassar a data e se tornar comum nos outros dias do ano?

Segundo o palestrante e autor dos livros “O que realmente importa?” e “As coisas boas da vida”, Anderson Cavalcante, é natural as pessoas mentirem, inclusive no ambiente de trabalho. “No trabalho, as pessoas mentem para se proteger, proteger os colegas ou até mesmo o chefe. Um exemplo comum é pedir para alguém atender o telefone e dizer que não está na sala. Isso acontece sempre”, explica.

No ambiente corporativo, a mentira também é utilizada para evitar problemas e atritos. Cavalcante cita reuniões, em que parte dos profissionais não acredita no que foi proposto, mas não tem coragem de dizer.

Mentir para si próprio

Para Cavalcante, o pior é mentir para si próprio em relação à carreira. Ele afirma que os profissionais devem se questionar: "Estou satisfeito com o emprego atual ou vivo me enganando com a ideia de que vai melhorar?”, diz. 

O especialista declara ainda que as pessoas fingem que acreditam naquele emprego ou empresa porque querem garantir seu salário. “As pessoas trabalham no piloto automático. Elas têm dificuldades de dizer “não”. Por causa do salário, passam por cima de seus ideais. Acham que um dia as coisas vão melhorar. Mentem para si mesmos”.

Propósito profissional

Para despertar das próprias mentiras, Cavalcante aconselha que a pessoa tenha em mente qual é o propósito da vida profissional, assim como na vida pessoal.

“Esse propósito é chamado de missão. A partir do momento em que você acorda, trabalha, procura estudar para crescer na sua profissão e vai dormir com a sensação de tarefa realizada, você já sabe qual é a sua missão profissional”, diz.

Outra maneira de enxergar a sua carreira sem mentiras é tendo consciências das escolhas. “As escolhas do passado refletem no presente. E as do presente refletirão no futuro. Por isso, é muito importante fazer um planejamento de carreira. Assim, você saberá tomar decisões mais corretas que refletirão diretamente na sua carreira”, finaliza Cavalcante.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host