UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/04/2010 - 10h58

Na união de empresas, o que dita o sucesso das novas equipes?

SÃO PAULO – A união da Ricardo Eletros e da Insinuante, anunciada na terça-feira (30), chama a atenção para um tema bastante delicado no mercado de trabalho: o impacto de fusões e aquisições para os profissionais.

Em situações como esta, muitos começam a temer a perda do emprego, o que não é por menos, uma vez que em determinados cargos não faz sentido ter dois profissionais. Daí surge o primeiro efeito das fusões e aquisições: a insegurança.

“O RH (recursos humanos) é crucial neste processo. Ele terá a função de promover a integração entre as culturas e, mais do que isso, de entender o clima organizacional. Porque, apesar de benéfica para as empresas, a união gera desconfianças nos profissionais”, explicou o diretor de Negócios da Academia de Marketing, Mario Cunha.

Aos profissionais e líderes

De acordo com Cunha, além do controle da insegurança dos profissionais, outro ponto que ditará o sucesso da união será a integração entre as equipes, que muitas vezes têm uma diversidade muito grande, tanto em relação à formação quanto à cultura, a exemplo da Ricardo Eletros com a Insinuante, em que a primeira atuava no Sudeste e a segunda no Nordeste brasileiro.

“Não vejo problemas na diversidade, pois, se bem aproveitada, ela dará resultados positivos”, disse o diretor de Negócios, para quem esse processo de integração é mais demorado até mesmo do que a união dos processos das empresas.

Para que a integração entre as equipes aconteça com sucesso, ele dá algumas dicas aos profissionais:

  1. Respeitar os valores da outra empresa, que agora não é mais outra, mas a mesma empresa;
  2. Ser flexível, inclusive em relação a outras atividades a fazer;
  3. Ser proativo;
  4. Ter capacidade analítica e entender a outra empresa e o mercado em que ela está inserida, no qual também passará a atuar;
  5. Não ficar na zona de conforto.
Enquanto isso, os líderes devem se esforçar para definir objetivos comuns, principalmente para saber quais as competências que irá precisar de sua equipe.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host