UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/04/2010 - 08h57

Essencial para a carreira, assertividade é demandada por executivos em coaching

SÃO PAULO – Em processos de coaching, que são usados para o desenvolvimento de habilidades dos profissionais, uma das demandas dos executivos é pela assertividade. Mas o que ela significa e por que é tão importante para a carreira?

Ser assertivo significa se firmar, comunicando-se com clareza e confiança para expressar pensamentos, sentimentos e opiniões. De acordo com o dicionário Houaiss, assertivo é o locutor que declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; é aquele que demonstra segurança, decisão e firmeza nas atitudes e nas palavras.

“Não vamos confundir assertividade com autoritarismo, agressividade, abuso do poder ou qualquer outra forma de desrespeito ao outro”, explicou a consultora da Right Management, Lilian Wizenberg.

A importância

A falta desse tipo de característica pode gerar dificuldades na administração do tempo, no direcionamento de equipes e no estabelecimento de prioridades, além da falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Sem a assertividade, um executivo deixa de expor sua opinião em um momento propício e perde a oportunidade de exposição que poderia lhe render força e melhor posicionamento entre seus colegas, clientes e chefia.

Em processos de coaching, a assertividade é trabalhada por meio do reconhecimento dos resultados que ela traz e a partir da quebra de paradigmas construídos ao longo da vida, que bloqueiam essa habilidade. “Durante o coaching, trabalhamos as crenças que foram adquiridas no decorrer da vida e auxiliamos o executivo a questionar se ainda fazem sentido para ele ou não”.

Mas o executivo também deve ajudar, a partir da identificação das situações vivenciadas e se conseguiu agir de maneira assertiva. Confira abaixo alguns comportamentos assertivos:

  • Saber dizer não a um pedido que não lhe agrade ou que não é possível realizar naquele momento
  • Dar sua opinião, mesmo que os outros não concordem
  • Aceitar elogios
  • Sentir-se bem falando a um grupo

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host