UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/04/2010 - 15h56

Falha na comunicação é principal motivo para fracasso nos projetos

SÃO PAULO – Para 76% das empresas, a falha na comunicação é o principal motivo para os projetos fracassarem. É o que aponta um levantamento realizado pelo PMI (Project Management Institute Brasil), com 300 empresas de grande porte.

Além do problema de comunicação, 71% das empresas citaram o não cumprimento de prazos como fator no fracasso dos projetos. Já 70% culpam as constantes mudanças de escopo. 

“O problema de comunicação é antigo, mas está se tornando mais evidente. Não sabemos escrever bem, não falamos bem o que queremos, não nos relacionamos bem com todos os perfis existentes num ambiente de projeto. Paradoxalmente, estamos na era da tecnologia, em que todas as informações podem chegar a todos imediatamente, estejam onde estiverem”, explica o diretor do PMI-Rio, Walther Krause.

Perdas dos projetos

O estuda afirma ainda que as empresas que fracassam em um projeto podem perder dinheiro, pois, para 46% dos entrevistados, o investimento foi de R$ 1 milhão a R$ 10 milhões na área de projetos. Entretanto, mesmo com altos valores, 58% das empresas não têm um departamento de gerenciamento de projetos.

Segundo o coordenador-geral da pesquisa, Américo Pinto, um aspecto que merece destaque é a mudança na cultura organizacional das empresas entrevistadas. “Em 2006, 20% das organizações relataram algum nível de resistência interna importante em relação à gestão de projetos. Em 2007, esse número caiu para 17%, o que significa a valorização da gestão de projetos realizada de forma profissional”, revela.

Profissionais especializados

Para evitar perdas financeiras e gasto de tempo na execução de um projeto, é aconselhável que as empresas busquem profissionais qualificados para atuar nesta área. Entretanto, apenas 21% das empresas têm um profissional dedicado para esta finalidade.

“Para evitar desperdícios, orçamentos onerosos e projetos que sempre duram mais tempo do que o previsto, as empresas estão despertando para a importância do desenvolvimento e a capacitação de pessoas qualificadas na gestão de projetos”, declara Pinto.

Em relação à metodologia para gerenciamento de projetos, 53% das empresas disseram que utilizam. Essas metodologias, desenvolvidas por elas mesmas, são mais comuns nos setores de TI (Tecnologia da Informação), Engenharia, Produção e Operação e Recursos Humanos.

As empresas disseram ainda que o maior benefício obtido com gerenciamento de projetos foi o aumento do comprometimento com resultados, apontados por 78%. A pesquisa afirma também que 56% das empresas pretendem implementar escritórios de gerenciamento de projetos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host