UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/05/2010 - 16h01

Busca emprego? Chance é maior para quem não tem receio de mudar de cidade

SÃO PAULO – Em abril, o mercado de trabalho apresentou crescimento de 34,2%, na comparação com o mesmo mês de 2009. Segundo levantamento realizado pela Ricardo Xavier Recursos Humanos, foram abertas 2.723 postos de trabalho no período.

Para os profissionais que buscam uma nova oportunidade, a regra é não ter fronteiras, pois as regiões metropolitanas estão expandindo e buscam pessoas qualificadas que aceitem mudar de cidades.

Para ocupar as novas vagas, muitos profissionais estão migrando de diversas regiões para suprir a demanda. Além disso, o Brasil está importando mão-de-obra. 

 “Nosso País participa da internacionalização do trabalho, por isso muitos profissionais de outros continentes estão investindo em suas carreiras aqui”, afirma o presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Hélio Terra.

Profissionais mais solicitados

O levantamento aponta ainda que os engenheiros foram os mais solicitados em abril, respondendo por 21,19% das vagas. Em seguida, estão os administradores de empresas, com 10,5%, e os formados em Ciências Contábeis, com 5,5%.

As outras vagas se dividiram entre profissionais das áreas de Economia (2,83%), Direito (2,01%), Publicidade, Propaganda e Marketing (1,98%), Psicologia (1,7%) e Tecnologia da Informação (1,35%).

Das vagas disponíveis, 66,87% solicitavam fluência ou conhecimento em algum idioma. No confronto com abril de 2009, houve alta de 46,9% na exigência de algum idioma no currículo. Somente a língua inglesa ficou com 29,97% das exigências.

Sobre a pesquisa

O estudo abrange as seguintes localidades: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Dentre elas, as cidades que mais abriram vagas em abril foram São Paulo, com 24%, Campinas, com 12%, Salvador, com 10%, Porto Alegre e Rio de Janeiro, com 8%, Curitiba e Belo Horizonte, com 6%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host