UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/05/2010 - 08h54

Saiba mais sobre o que é um RH estratégico

SÃO PAULO – Empresas consideradas as melhores para trabalhar são as que mais lucram. Mas quem acredita que elas se destacam por causa de pagamento de altos salários está enganado. O diferencial dessas organizações é ter um setor de RH (Recursos Humanos) que é estratégico.

O gerente corporativo de RH da Provider e palestrante da 4ª edição do ConviRH – Congresso Virtual de Recursos Humanos, realizado pelo RH.com.br, Wellington Maciel, afirma que esse setor deixou de ser somente responsável por recrutamento e seleção, treinamento, pagamento, entre outros.

“O RH saiu dos controles e foi para o comando. Ele não recebe informações e demandas. O RH faz a estratégia”, explica.

A diretora de RH para a América Latina da Chemtura e também palestrante do congresso, Sheila Fonseca, acrescenta ainda que muitos profissionais de outros setores estão migrando para o RH, pensando no desenvolvimento da empresa. Segundo a especialista, essa é a maneira de ampliar a visão sobre o negócio.

Foco é a gestão de pessoas As empresas com RH estratégico buscam ter um clima organizacional motivador. Uma das maneiras de conseguir motivar o profissional é compartilhando os resultados, além de oferecer benefícios diferenciados.

Outro ponto citado por Maciel é que empresas com RH estratégico oferecem aos profissionais um plano de carreira. Segundo ele, a maioria das pessoas sai das empresas por falta de possibilidade de crescimento. “Uma das coisas mais importantes das organizações é ter plano de carreira estabelecido para os profissionais”, explica.

O RH estratégico também é focado em ter uma cultura inovadora. De acordo com o especialista, as empresas estão buscando cada vez mais identificar profissionais inovadores. E eles são os que mais se destacam pois estão sempre disponíveis, se relacionam facilmente e sabem trabalhar em equipe.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host