UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/06/2010 - 15h50

Saúde no trabalho: saiba quais são os benefícios do alongamento

SÃO PAULO – Você já deve ter ouvido que realizar atividades físicas ajuda no rendimento profissional, não é mesmo? Mas assim como a prática de exercícios, o descanso também é fundamental após uma dia de trabalho.

A fisioterapeuta do Hospital San Paolo, Shirley Ferraz Crispilho, afirma que, se o corpo e a mente estiverem cansados e estressados, mesmo as atividades mais simples parecerão pesadas.

Para evitar que isso aconteça, a especialista aconselha que os profissionais façam alongamentos todos os dias, mesmo na ausência de exercícios físicos. “Praticar esportes ou frequentar a academia não necessariamente garantem o real equilíbrio da vida e do bom funcionamento do corpo”, diz.

Ela explica que o alongamento tem como objetivo esticar os músculos, além de aumentar a amplitude dos movimentos e eliminar do organismo resíduos químicos indesejáveis.

Benefícios para a mente Após um dia de trabalho, ter um momento de relaxamento é essencial para o reabastecimento de energia, que, em falta, acarreta confusão mental e a depressão, causa ansiedade e hipertensão.

A fisioterapeuta acrescenta ainda que, para relaxar, alguns minutos são suficientes, principalmente em ocasiões de estresse. Segundo ela, os sentimentos de raiva, frustração e rancor sobrecarregam o corpo e dificultam o processo de organização mental.

"A mente, após o relaxamento, fica livre dos pensamentos alheios e indesejáveis", explica Shirley.

Alongamento no trabalho O profissional pode aproveitar alguns minutos durante o expediente para realizar alongamento. Basta esticar os braços, pernas e o pescoço. Esses movimentos ajudam a melhorar a postura e diminuem o cansaço das atividades repetitivas.

"Qualidade de vida significa ter as áreas mental, física e emocional bem equilibradas. Cansar é normal, mas o cansaço excessivo, sem um momento de relaxamento e cuidados com o corpo adequados, pode causar a queda ou aumento da pressão e do metabolismo, fato que representa um perigo à saúde", finaliza Shirley.
Hospedagem: UOL Host