UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/06/2010 - 17h25

Viagem, cursos, descanso: planeje suas férias!

SÃO PAULO – Devido à correria e ao estresse do dia-a-dia, o período de férias geralmente é muito almejado pelos profissionais. Mas para que a pessoa consiga aproveitar as férias da melhor maneira possível, é necessário fazer um planejamento.

O especialista em Administração do Tempo e Produtividade Christian Barbosa alerta que o planejamento das férias deve ser feito com antecedência e, dependendo do que for almejado, o tempo disponível terá de ser maior.

Se o plano for fazer algum curso durante as férias, para o aprimoramento profissional, o tempo para planejar é de uma semana, o suficiente para visitar escolas, conhecer metodologias e pesquisar preços.

“Quanto melhor o planejamento, menos estresse. Também é possível conseguir descontos maiores, com prazos maiores de pagamento. Mas tudo deve ser feito com antecedência”, afirma.

Viagem Já se o previsto para o tão merecido descanso for viajar, o especialista alerta que o planejamento deve demandar mais tempo ainda.

Depois de escolher o destino, é necessário cotar preços de passagens, estadias, analisar os passeios do local, entre outras coisas. Lembrando que tudo deve ser pensado com antecedência, para não estourar o orçamento.

No caso das viagens internacionais, o profissional terá de avaliar também o tempo que será gasto com procedimentos burocráticos.

“Ao planejar uma viagem internacional, é necessário um tempo entre dois e três meses. Deve-se pensar em emissão de passaporte e visto”, explica Barbosa.

Objetivo e metas Segundo Barbosa, independentemente do que for ser realizado nas férias, o profissional deve definir um objetivo e traçar metas para que seja cumprido. É indicado criar uma planilha. A pessoa deve saber também quanto tempo gastará para executar cada atividade.

Para que o trabalho não atrapalhe as férias, o especialista aconselha que o profissional não deixe nenhuma pendência e comunique aos colegas sobre as atividades feitas e as que estão planejadas para acontecer no período em que estiver ausente.

“O profissional deve tentar se desligar do trabalho. Hoje em dia, é muito comum checar e-mail ou atender telefonemas do trabalho nas férias. Mas isso deve ser evitado ao máximo”, finaliza Barbosa.
Hospedagem: UOL Host