UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/07/2010 - 15h53

Vai prestar concurso ou vestibular? Use o mês de julho a seu favor!

SÃO PAULO – Para muitos alunos, o mês de julho é considerado um período de total afastamento dos estudos. Mas será que isso vale também para os vestibulandos? Afinal, o que é indicado fazer: descansar ou aumentar o ritmo de estudo?

Segundo o coordenador de vestibulares do Anglo, Francisco do Nascimento, os vestibulandos devem descansar e estudar no período de férias. “No Anglo, as férias são de três semanas. Eu aconselho que o aluno tire uma semana para o descanso. Se puder viajar, é melhor ainda, mas nada de levar as apostilas de estudo neste período”, afirma.

Nas outras semanas, Nascimento orienta que o aluno aproveite para ler os livros obrigatórios nos vestibulares e assistir aos filmes sobre o assunto. Além disso, é indicado fazer passeios culturais que possam ser associados ao conteúdo transmitido em sala de aula.

Faltando poucos dias para a volta às aulas, o estudante deve retomar os estudos, de forma moderada. É importante estudar as matérias nas quais ele tem mais dificuldade.

Documentos
Neste mês, também é indicado que o aluno avalie seus documentos para poder fazer as inscrições nos vestibulares. Lembre-se de que as instituições não aceitam carteiras de identidade com foto da infância. “Além do RG, os alunos devem providenciar seu certificado de conclusão do Ensino Médio”, alerta Nascimento.

Apesar das universidades também estarem em recesso, muitas estão abertas para a visitação. Antes de sair de casa, não esqueça de confirmar as datas e os horários disponíveis.

Outra dica é usar o período para conversar com profissionais da área em que está interessado em estudar. Dessa maneira, é possível conhecer um pouco mais do mercado de trabalho.

Concurso público
Já os candidatos a concursos públicos não têm esse período de descanso. De acordo com o professor da Central de Concursos, Vivaldo Pereira, o ritmo de estudo é baseado na data da prova publicada em edital.

“Quem está se preparando para o concurso público não tem férias em julho, assim como não tem Carnaval e outras datas comemorativas. O que irá fazer acelerar os estudos é o edital publicado”, explica.

Entretanto, as pessoas que estudam paralelamente ao concurso, em universidades ou escolas, podem aproveitar o período de férias dessas instituições para se dedicar à prova.

Tempo de estudo
Pereira acrescenta ainda que não existe uma quantidade de horas indicada para estudar, mas quem está de férias pode acrescentar de duas a três horas de estudo diariamente.

“Para passar na prova, é indicado começar a estudar quando o concurso estiver autorizado. Para uma vaga de Ensino Médio, é necessário estudar entre seis meses e um ano”, finaliza o professor.

Hospedagem: UOL Host