UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/07/2010 - 10h52

Empresa: 54% acreditam ter candidatos internos que podem ser líderes

SÃO PAULO – Muitas pessoas almejam um cargo de liderança dentro da empresa. Mas será que as empresas enxergam seus profissionais como líderes? 

Segundo um estudo realizado pelo Hay Group, 54% das empresas acreditam que existe uma quantidade suficiente de candidatos internos preparados para assumir o cargo de liderança.

Além disso, 67% dos entrevistados disseram que todos os funcionários têm a oportunidade de desenvolver e praticar as capacidades necessárias para liderar os colegas.

O que as empresas valorizam Entretanto, para assumir um cargo de chefia é necessário ter características e atitudes desejáveis para as empresas. De acordo com o levantamento, 59% das empresas valorizam o pensamento estratégico do líder, seguido pela execução das tarefas, com 44%, e a tomada de decisões do profissional, com 38%.

As empresas citaram ainda que valorizam em seus líderes a competência técnica e experiência (29%), o trabalho em equipe e a liderança inspiradora, ambas apontadas por 27%. Já a influência que o profissional exerce foi indicada por 14%.

Em relação à retenção de líderes, o estuda aponta que 72% das empresas realizam grandes investimentos para manter os profissionais. Já para 61%, a retenção de líderes ocorre devido às oportunidades de crescimento que a empresa oferece às pessoas.

Melhores empresas A pesquisa indica ainda as 20 melhores empresas para o desenvolvimento de liderança. Participaram do estudo 1.109 empresas da América do Norte, Europa, Oriente Médio e Africa, Ásia, América do Sul e o Pacífico. Confira abaixo:

  1. General Electric
  2. Southwest Airlines
  3. 3M Company
  4. Procter & Gamble
  5. Accenture
  6. Wal-Mart Stores
  7. Nestlé
  8. Coca-Cola
  9. McDonald´s Corporation
  10. Infosys Technologies
  11. IBM
  12. Cisco
  13. United Parcel Service
  14. IKEA
  15. ABB
  16. Zappos.com
  17. Hewlett-Packard
  18. Goldman Sachs
  19. Unilever
  20. General Mills, Inc
Hospedagem: UOL Host