UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/07/2010 - 08h38

Aposentadoria: observar a relação com o trabalho pode ajudar na decisão

SÃO PAULO – A aposentadoria é um momento aguardado por muitos profissionais. Por outro lado, atualmente, o medo de deixar a rotina e o sentimento de perda de identidade fazem com que muita gente adie o fim da carreira e tenha dificuldade de observar que está na hora de se retirar.

Nestes casos, para a selecionadora do Grupo Employer, Flávia Flores, além da idade, observar cuidadosamente a relação com o trabalho -julgando, sobretudo, os aspectos emocionais - pode ajudar a pessoa a levantar informações para tomar tal decisão.

“É importante que o profissional tenha bem claro os aspectos que dão satisfação e proporcionam desafios no seu dia a dia de trabalho, para que ele transfira isso para outras atividades e evite um possível sofrimento”, diz.

Ajuda

A especialista diz ainda que, em muitos casos, vale buscar ajuda com psicólogos, com a família e com os amigos a fim de trocar ideias e experiências e assim desmistificar “uma situação ainda não vivida”.

Além disso, é importante procurar o RH (Recursos Humanos) da empresa ou o superior, se este for o caso, para iniciar um plano de aposentadoria, para que a pessoa comece a preparar outros profissionais para assumir o seu cargo e também para acostumar-se com a saída.

Por fim, diz ela, no último dia de trabalho, a pessoa jamais deve fingir que no próximo dia estará na empresa novamente. “A pessoa deve ter consciência desse último dia, fazer sua passagem focando naquilo que ela quer se lembrar ou quer deixar na empresa”.
Hospedagem: UOL Host