UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/07/2010 - 15h53

Pesquisa: 39% das empresas aumentarão participação do bônus na remuneração

SÃO PAULO – Um estudo realizado pelo Hay Group, com cerca de 1,3 mil empresas de 80 países, aponta que 39% delas pretendem aumentar o pagamento variável (bônus) no pacote de remuneração dos funcionários. Com as perspectivas de crescimento, haverá maior cobrança de desempenho dos profissionais.

Segundo o levantamento, o principal motivo para alterar o pacote de remuneração é a estratégia de negócios, indicada por 61% das empresas. Já 40% disseram que o aumento do pagamento variável ocorrerá para melhorar a performance da organização e da equipe. 

O levantamento afirma também que, na maioria das empresas (55%), a decisão do aumento dos bônus teve a participação da diretoria.

Programas

Além disso, as empresas estão aperfeiçoando a sua comunicação sobre os programas de remuneração variável com o objetivo de torná-los mais eficazes.

Isso porque pouco mais da metade dos entrevistados (58%) acredita que seus profissionais entendem as diferentes formas de pagamento realizadas pela empresa. Enquanto isso, 34% disseram que seus programas são facilmente explicados pela gerência.

Métricas financeiras

Em relação à maneira que será medido o desempenho dos profissionais, 51% disseram que utilizarão métricas financeiras, como vendas realizadas, receita e lucro da empresa.

O líder de Remuneração Variável do Hay Group, Thomas Haussmann, alerta que a ênfase em métricas financeiras por parte das empresas pode fazer com que os profissionais fiquem focados somente no ganho financeiro no curto prazo, sem se preocupar com a empresa.
Hospedagem: UOL Host