UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/08/2010 - 08h57

Número de vagas abertas em julho cresceu 28%; engenheiros estão em falta

SÃO PAULO – Em julho, o número de vagas abertas no mercado de trabalho cresceu 28%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com estudo realizado pela Ricardo Xavier Recursos Humanos, foram abertas 2.266 novas posições no sétimo mês do ano.
Apesar do crescimento, o presidente da Ricardo Xavier, Hélio Terra, atenta para a falta de profissionais especializados. “O mês de julho trouxe resultados positivos para o mercado de trabalho, porém a falta de mão-de-obra qualificada ainda é uma ameaça para o crescimento econômico do País”, disse.
Para Terra, o momento é ideal para que os profissionais busquem aprimoramento. “Os investimentos no País já começaram”, afirmou. “Agora, cabe aos profissionais aprimorarem seus conhecimentos técnicos, sem, é claro, descuidar de suas competências comportamentais, que são fundamentais para a permanência no emprego”, completou.
Oferta por áreas

Do total das vagas ofertadas em julho, as relacionadas às áreas comerciais e de engenharia foram as responsáveis pelo maior número, com 12% do total cada uma. A área Financeira representou 8% das vagas ofertadas e as de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação foram responsáveis por 7%, cada uma.
Além delas, o levantamento aponta que as vagas para a área de administração e indústria representaram 5% das ofertas do mercado no último mês.
Oferta por profissional

A pesquisa ainda mostra que, entre os profissionais mais solicitados pelo mercado, os engenheiros continuam no topo da lista. Em julho, 23,91% do total das oportunidades abertas foram para esses profissionais. Logo em seguida aparecem os administradores. O mercado disponibilizou 13,45% das vagas para eles.
Confira, na tabela abaixo, os profissionais mais procurados no mês passado e a representatividade dessa procura no total das vagas ofertadas em julho:


















Mercado de Trabalho 
Profissionais        Representatividade    
Engenharia  23,91%
Administração 13,45%
Ciências Contábeis  7,55%
Economia  4,26%
Propaganda / Publicidade e Marketing  3,15%
Direito  2,41%
Psicologia  2,35%
Tecnologia da Informação 1,51%
Comércio Exterior  1,04%
Análise de Sistemas 0,91%
Fonte: Ricardo Xavier Recursos Humanos 

Empresas nacionais abrem mais vagas

O levantamento ainda mostra que as empresas nacionais foram as que abriram mais vagas no mês passado: 77% das ofertas são delas. 
Hospedagem: UOL Host