IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Investimentos

Aposentadoria


Aposentadoria

Você está preparado para se aposentar com dinheiro no bolso?

Para ter um futuro financeiramente tranquilo é preciso poupar hoje. A grande maioria da população sabe disso. Mas, na prática, pouca gente segue essa regrinha. Uma pesquisa do portal Meu Bolso Feliz mostra que 66% dos entrevistados disseram não pensar no futuro e acabam dependendo, exclusivamente, da aposentadoria oficial. Faça o teste e descubra se você está no caminho certo para uma aposentadoria tranquila

Fonte: SPC Brasil/Meu Bolso Feliz

  • Atenção, perigo!

    Getty Images

    Você vive o agora e acredita que o importante é o que se aproveita hoje. Você precisa começar a pensar no seu futuro imediatamente! Tenha em mente que, ao se aposentar, você poderá ter mais despesas e ganhará menos. Embora possa deixar de ter gastos com transporte e educação, por exemplo, suas despesas com saúde aumentarão. Somente planejando e começando a guardar dinheiro desde agora você conseguirá manter o mínimo do seu padrão de vida sem depender de terceiros. Coloque no papel o quanto ganha e todos os seus gastos e dívidas, reveja seus hábitos e comece a poupar. Por menor que seja o valor depositado por mês, o importante é que você desenvolva o hábito de poupar. Organize seus ganhos de forma que no futuro possa pagar um plano de saúde e formar seu "pé de meia"!

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Vida apertada

    Getty Images

    Tendo uma vida financeira estável hoje, você pode se planejar melhor para o futuro. Sem reservas financeiras e planejamento, você não apenas verá seu padrão de vida cair, como talvez tenha mais despesas com saúde, moradia etc. Mantenha, pelo menos, uma poupança ou previdência privada -ela é fácil de fazer e ótima para quem não é disciplinado. Antes de gastar com supérfluos, considere se tais desejos momentâneos compensam uma aposentadoria que em nada se parece com aquela dos seus sonhos... Lembre-se que tudo depende de você e de seu planejamento para alcançar um nível de vida confortável no futuro.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Futuro promissor

    Getty Images

    Você tem um perfil financeiro mais prudente, pensando sempre nas consequências de seus investimentos antes de fazê-los. Poupa parte da sua renda, possui reserva para o futuro e, mais importante: sabe que mais vale uma aposentadoria confortável do que este ou aquele item da moda. Você está no caminho certo procurando manter uma vida equilibrada no presente sem se descuidar do futuro onde o objetivo é ter uma aposentadoria tranquila! Dessa forma, viverá bem no futuro, mantendo, ou melhorando, seu padrão de vida.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Gostou do resultado? Compartilhe!