IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia


Economia

Você sabe apresentar uma proposta na reunião da empresa?

Será que você está preparado para apresentar com competência seus trabalhos nas reuniões? Faça o teste elaborado pelo colunista do UOL Reinaldo Polito e descubra

  1. 110

    Ao preparar a apresentação de uma proposta ou projeto você analisa antes quais são as características daqueles que vão avaliar seu trabalho, verificando faixa etária, nível intelectual e conhecimento que possuem sobre o assunto, e depois adapta o que vai dizer ao tipo de ouvinte?

  2. 210

    Se você não sabe que tipo de conhecimento os ouvintes possuem sobre o assunto, procura tirar suas dúvidas com os próprios participantes antes ou logo no início da apresentação?

  3. 310

    Se você não pode obter informações sobre o conhecimento que os ouvintes têm sobre o assunto, faz um teste logo no início, questionando ou levantando reflexões para medir o que sabem pela reação das pessoas?

  4. 410

    Depois de identificar o nível intelectual do grupo e o conhecimento que as pessoas têm sobre o assunto, você adapta o que preparou de acordo com essa nova realidade? Ou seja: muda a apresentação de tal maneira que as pessoas possam entender e se interessar?

  5. 510

    Quando os ouvintes não concordam com a proposta que será apresentada, você se preocupa em quebrar essa resistência concordando com os pontos comuns que possui com todos até que se mostrem desarmados?

  6. 610

    Quando os ouvintes não confiam muito no seu conhecimento sobre o assunto que vai apresentar, você procura logo no início mostrar que possui experiência na matéria, mencionando, por exemplo, trabalhos que desenvolveu, projetos que idealizou ou tarefas que comandou?

  7. 710

    Se as pessoas estiverem cansadas, apressadas, com compromissos marcados e por isso se sentindo desconfortáveis por terem de permanecer no ambiente para ouvir sua proposta, você tem o cuidado de dizer que não vai consumir muito tempo para que fiquem mais relaxadas e atentas?

  8. 810

    Se a proposta contrariar o interesse das pessoas que vão analisá-lo, você tem o cuidado de procurá-las antes da apresentação tentando, a sós, afastar essas resistências?

  9. 910

    Você se prepara para defender seus argumentos e não ser apanhado de surpresa com objeções ou resistências dos ouvintes?

  10. 1010

    Você tem a precaução de afastar os argumentos frágeis e deixa apenas os que considera consistentes para garantir o sucesso da sua proposta?

  • Fraco

    Você não sabe apresentar bem suas propostas e projetos. Não analisa de maneira correta quem são as pessoas que vão avaliar seu trabalho. Não tem o cuidado de escolher os melhores argumentos, nem como agir para defendê-los das resistências que poderá enfrentar. Mude seu comportamento imediatamente e passe a ter outra postura profissional daqui para frente para não comprometer sua carreira

    [[pts]] de 50 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Razoável

    Você pode acertar, mas corre muitos riscos de falhar. Precisa se empenhar mais na elaboração dos trabalhos, analisar com mais critério quais são as características das pessoas que vão avaliar suas propostas. De maneira geral, a qualidade do trabalho de um profissional é medida nas apresentações que faz de suas propostas e projetos. Vale a pena se empenhar mais na escolha dos argumentos, no estudo das objeções de quem avaliará seu trabalho, e descobrir os meios de neutralizar as resistências que irá enfrentar

    [[pts]] de 50 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Bom!

    Você consegue apresentar bem seus projetos e propostas. Planeja relativamente bem os pormenores e quase sempre prevê com boa chance de acerto as resistências das pessoas. A vida corporativa é muito competitiva e não permite falhas ou negligências. Vale a pena se empenhar um pouco mais para não correr o risco de deixar escapar detalhes que poderão comprometer o resultado de seus trabalhos

    [[pts]] de 50 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Excelente!

    Você sabe como se preparar para apresentar um projeto ou uma proposta. Seu cuidado em planejar todos os detalhes e prever as resistências dos ouvintes e a melhor maneira de afastá-las aumentam muito suas chances de sucesso. Como na vida corporativa cada vez mais os profissionais precisam apresentar as ideias diante de grupos, essa é uma competência que terá influência bastante positiva na sua carreira

    [[pts]] de 50 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!