IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia


Economia

Você entende de aviação? Faça o teste

Desde a invenção dos primeiros aviões, esse universo desperta interesse e causa fascínio em crianças e adultos. Você gosta de aviação e acha que entende do assunto? Então, afivele o cinto de segurança, responda as questões a seguir e teste seus conhecimentos. (Reportagem: Vinícius Casagrande / Edição: Maria Carolina Abe)

  1. 112

    Qual a companhia aérea mais antiga do mundo ainda em operação?

    1. Lufthansa, da Alemanha
    2. Delta, dos Estados Unidos
    3. Avianca, da Colômbia
    4. KLM, da Holanda

      KLM, da Holanda

      A holandesa KLM está em operação há 97 anos: foi fundada em 7 de outubro de 1919. Ela lidera o ranking por menos de dois meses de diferença em relação à Avianca. A empresa colombiana foi criada em 5 de dezembro de 1919.

      Divulgação
      Divulgação
  2. 212

    Qual é o maior avião do mundo?

    Getty Images/iStockphoto/Bicho_raro
    Getty Images/iStockphoto/Bicho_raro
    1. Airbus A380
    2. Boeing 747
    3. Antonov An-225

      Antonov An-225

      O cargueiro Antonov An-225 foi construído entre 1984 e 1988 para transportar o ônibus espacial soviético Buran --que fez apenas um voo não tripulado-- até sua base de lançamento. O gigante dos ares tem capacidade total de carga de até 250 toneladas. Um boeing 747-8, por exemplo, pode transportar até 140 toneladas. O Antonov An-225 tem 84 metros de comprimento, 88,4 metros de envergadura da asa e 18,1 metros de altura, excluindo o trem de pouso. O Airbus A380 é o maior avião do mundo para transporte de passageiros.

      Lucas Lima/UOL
      Lucas Lima/UOL
    4. Boeing 787
  3. 312

    Qual é o aeroporto mais movimentado do mundo?

    Joel Silva/Folhapress
    Joel Silva/Folhapress
    1. Beijing Capital International Airport, em Pequim, na China
    2. Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport, em Atlanta, nos Estados Unidos

      Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport (EUA)

      Segundo a Airports Council International (ACI), em 2015 o aeroporto de Atlanta recebeu mais de 101 milhões de pessoas. O terminal de passageiros está no topo do ranking há 18 anos consecutivos. Pequim aparece em seguida, com 90 milhões de passageiros. Dubai é o terceiro colocado, com quase 77 milhões de pessoas. O principal aeroporto de Londres está na sexta posição, com 75 milhões.

    3. Dubai International Airport, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
    4. Heathrow Airport, em Londres, na Inglaterra
  4. 412

    O brasileiro Alberto Santos Dumont fez seu primeiro voo com o 14-Bis em 23 de outubro de 1906 no campo de Bagatelle, em Paris, na França. Qual foi a distância percorrida nesse voo?

    Divulgação
    Divulgação
    1. 200 metros
    2. 60 metros

      60 metros

      O voo pioneiro na história da aviação mundial durou apenas sete segundos, a uma altura de aproximadamente dois metros, e foi acompanhado por cerca de 1.000 pessoas.

    3. 1.000 metros
    4. 500 metros
  5. 512

    Criada por William Boeing e George Conrad Westervelt, a fabricante de aviões Boeing completou 100 anos de existência no dia 15 de julho de 2016. Qual foi o primeiro modelo produzido pela empresa?

    1. Boeing 247
    2. B-1
    3. Model C

      Model C

      O hidroavião de dois lugares foi o primeiro avião com um projeto completamente desenvolvido pela Boeing. Um total de 56 foram construídos. A Marinha e o Exército dos Estados Unidos foram os principais clientes.

    4. Boeing 707
  6. 612

    As luzes nas pontas das asas devem ser acesas para que o avião fique visível sempre. Elas são de uma cor na ponta da asa esquerda e de outra na ponta da asa direita para ajudar a identificar o sentido no qual o avião está voando. Quais as cores usadas na esquerda e na direita, respectivamente?

    1. Branca e vermelha
    2. Verde e amarela
    3. Vermelha e verde

      Vermelha e verde

      Quando avistado no ar, a direção de voo do avião pode ser identificada pelas cores das luzes que ele emite. Na ponta da asa esquerda há uma luz vermelha, enquanto na ponta da asa direita a luz é de cor verde. Assim, mesmo sem comunicação por rádio, os pilotos conseguem identificar se o outro avião está voando no mesmo sentido ou em direção contrária.

    4. Amarela e branca
  7. 712

    O primeiro voo em território nacional foi feito pelo franco-brasileiro Dimitri Sensaud de Lavaud, em 7 de janeiro de 1910. Onde foi esse voo?

    1. Em Osasco

      Em Osasco

      Osasco era, na época, um bairro da cidade de São Paulo. O engenheiro francês --que depois se naturalizaria brasileiro-- conduziu o primeiro voo na América Latina. Esse episódio da história da aviação foi resgatado por pesquisadores no documentário "O piloto invisível", produzido e dirigido por Tamer de Oliveira.

    2. No Rio de Janeiro
    3. Em Santos
    4. Em Porto Alegre
  8. 812

    Qual foi a primeira companhia aérea a fazer voos diários para o Brasil com o maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380?

    1. Emirates

      Emirates

      A Emirates iniciou os voos diários entre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e São Paulo com o Airbus A380 no dia 26 de março de 2017. Até então, a rota era operada com o Boeing 777.

    2. Lufthansa
    3. Air France
    4. Alitalia
  9. 912

    Em 1º de junho de 2009, um avião da Air France que voava do Rio de Janeiro a Paris, na França, caiu no meio do oceano Atlântico. As investigações concluíram que o tubo de Pitot foi obstruído por cristais de gelo. Qual a função do tubo de Pitot?

    1. Permitir a entrada de ar para o sistema de refrigeramento
    2. Permitir o fluxo de combustível para o motor
    3. Permitir a entrada de ar para medir a velocidade do avião

      Permitir a entrada de ar para medir a velocidade do avião

      O tubo de Pitot tem um orifício voltado contra o vento para captar a pressão de impacto do ar. Essa pressão é enviada para o velocímetro e indica a velocidade do avião em relação ao ar. Com a obstrução do tubo de Pitot, os pilotos da Air France ficaram sem informações essenciais para o voo. A incoerência dos dados também desativou o piloto automático. Os pilotos não conseguiram lidar com a situação e o avião perdeu altitude até cair no oceano Atlântico.

    4. Equilibrar o sistema de pressurização do avião
  10. 1012

    O Concorde foi o principal avião supersônico a operar voos regulares de passageiros. Ele voou para o Brasil durante seis anos. Em qual rota?

    Gettyimages/Nickbeer
    Gettyimages/Nickbeer
    1. De Londres a São Paulo
    2. De Londres ao Rio de Janeiro
    3. De Paris ao Rio de Janeiro

      De Paris ao Rio de Janeiro

      A rota da Air France com o Concorde entre Paris e Rio durou entre janeiro de 1976 e abril de 1982 e foi cancelada devido à baixa ocupação.

    4. De Paris a São Paulo
  11. 1112

    A Airbus atingiu, em outubro de 2016, a marca de 10 mil aviões entregues em sua história. O modelo mais popular é da família A320. No Brasil, quais companhias aéreas voam com esse avião?

    1. Latam e Avianca
    2. Gol e Azul
    3. Avianca, Azul e Gol
    4. Azul, Avianca e Latam

      Azul, Avianca e Latam

      Os voos nacionais da Latam e da Avianca utilizam somente aviões da família A320 --que inclui os modelos A318, A319, A320 e A321--, exceto em casos de remanejamento da frota. A Azul recebeu seu primeiro A320 no final de outubro e utiliza também os aviões Embraer 195 e ATR 72-600. A Gol é a única das quatro grandes companhias aéreas brasileiras que não voa com aviões da Airbus. A empresa utiliza exclusivamente aeronaves da Boeing.

  12. 1212

    A Embraer foi criada em 19 de agosto de 1969 para desenvolver a indústria aeronáutica no Brasil. Qual o maior avião fabricado pela empresa?

    1. E-195
    2. A-29 Super Tucano
    3. Lineage 1000
    4. KC-390

      KC-390

      O KC-390 é um avião de transporte militar que pode ser utilizado como reabastecedor aéreo. Ele acomoda cargas de grandes dimensões, como pallets, veículos, helicópteros, além de tropas, paraquedistas, macas para atendimento aeromédico ou configurações mistas. O avião tem capacidade máxima de carga de 26 toneladas.

  • Procure um aeroclube

    Você gosta de aviação, mas desta vez não foi nada bem. Está na hora de estudar um pouco mais antes de levantar voo.

    [[pts]] de 12 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Copiloto no caminho certo

    Seus conhecimentos são razoáveis e você está no rumo certo. Continue estudando que, em breve, você chega ao cargo de comandante.

    [[pts]] de 12 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Parabéns, comandante!

    Você entende muito de aviação e já pode levantar voo com toda segurança. Seus passageiros não vão sentir nenhuma turbulência durante a viagem.

    [[pts]] de 12 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • [[pts]] de 12 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!