IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia


Economia

Quem é você na fila do FGTS? Descubra (e tire vantagem disso)

O saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deixou muita gente animada, mas o trabalhador deve ficar atento para tomar a decisão certa na hora de usar a grana extra. Responda as questões a seguir para saber o seu perfil e veja dicas para usar melhor o dinheiro (Fonte: Grupo de Estudos e Trabalho de Psicologia Econômica)

  1. 1010

    É noite de quarta-feira e você tem de se preparar para o dia seguinte (finalizar um trabalho ou organizar a agenda, por exemplo). O que você pensa?

  • Sonhador

    Você esbanja otimismo! Antes mesmo de saber se tem dinheiro para receber, tem várias ideias do que fazer com ele. Antes de sair sonhando e gastando, veja se você tem direito ao benefício, quanto e quando poderá sacar. Se precisar, peça ajuda a um amigo ou parente super organizado para conferir tudo. Tem dinheiro a receber? Então, faça as contas, seja realista e coloque no topo da lista o pagamento de dívidas com juros altos. Vai sacar a grana? Tente ir no começo da semana e mande o dinheiro imediatamente para sua conta, para pagar dívidas ou investir. Se sacá-lo numa sexta-feira, você corre o risco de torrar tudo no fim de semana! Faça um compromisso público junto a familiares e amigos, deixando claro o que irá fazer com o dinheiro. Isso vai te ajudar a andar na linha --afinal, você não vai querer passar "carão", não é?

    [[pts]] de 30 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Sem foco

    No fundo, no fundo, você sabe exatamente o que deve fazer com o dinheiro, mas nem sempre consegue ser firme para realizar o que precisa. As tentações surgem no meio do caminho e tiram o seu foco, não é mesmo? Se suas contas estiverem em dia, vale a pena formar sua reserva de emergência, para o caso de um imprevisto. Procure fugir da tentação de sair gastando. Deixe o cartão de crédito em casa nos próximos meses e tente usar apenas dinheiro em espécie ou cartão de débito. Após receber, transfira os recursos diretamente para uma aplicação ou para pagar a dívida que planejou. Não deixe o dinheiro passar pela sua mão! E evite passear em shoppings ou locais tentadores enquanto o dinheiro estiver na conta corrente.

    [[pts]] de 30 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Racional

    Você é racional e tende a conviver bem com suas emoções. Sabe se planejar, persistir e, na maior parte do tempo, está no comando de sua vida. Por isso, já deve ter feito as contas e traçado um bom plano para usar esse recurso. Isso é ótimo! Se as contas estão em dia e já tem uma reserva para imprevistos, esse dinheiro pode ser um presente para você relaxar um pouco e aproveitar a vida. Pense nas suas prioridades, mas esteja aberto também às oportunidades. Que tal aprender algo novo, fazer uma viagem, realizar aquela reforma ou aquele investimento que irá render frutos no futuro? Aproveite e compartilhe sua experiência, ensinando amigos e familiares a se planejarem e terem o controle da vida financeira.

    [[pts]] de 30 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • [[pts]] de 30 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!