IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Todos a Bordo

Modelo que levava Kobe é usado por Elizabeth 2ª e em plataforma de petróleo

Kobe Bryant em frente ao helicóptero do modelo Sikorsky S-76B - Reprodução/Twitter
Kobe Bryant em frente ao helicóptero do modelo Sikorsky S-76B Imagem: Reprodução/Twitter

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/01/2020 15h45

Resumo da notícia

  • Astro da NBA estava a bordo de um helicóptero Sikorsky S-76B
  • Modelo é usado principalmente em missões de plataformas de petróleo e busca e salvamento
  • Na versão executiva, são 176 clientes. Dez países usam o modelo para transporte de chefes de Estado, como a rainha Elizabeth 2ª
  • Kobe usava o helicóptero com frequência e dizia que ele era como uma limusine

O helicóptero que transportava o astro do basquete Kobe Bryant era um modelo de grande porte, tem dois motores e é usado em várias situações, de missões em plataformas de petróleo ao transporte de chefes de governo e de Estado, como a rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido. O veículo caiu no domingo e matou Kobe e uma de suas filhas.

Kobe usava o Sikorsky S-76 desde a época em que jogava pelo Los Angeles Lakers —ele se aposentou das quadras em 2016. Costumava comparar o veículo a uma limusine, por causa do conforto, da segurança e da estabilidade.

Na versão executiva, o helicóptero pode levar até 13 passageiros. O S-76 pode decolar com peso máximo de cinco toneladas e voar por mais de 530 quilômetros, o suficiente para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro, por exemplo. A velocidade máxima é de 287 km/h.

O helicóptero é considerado seguro. O mais grave acidente com o modelo ocorreu em 1980, justamente no Brasil, em Macaé (RJ).

Aeronave não pertencia a Kobe

Fabricado em 1991, o helicóptero pertencia originalmente ao governo do Estado de Illinois, nos Estados Unidos. Foi vendido em um leilão em 2015 e adquirido na época por US$ 515,2 mil (R$ 2,2 milhões).

Kobe usava constantemente o helicóptero, mas não era dono dele. A aeronave está registrada em nome da empresa Island Express Holding Corp.

Apesar de não pertencer ao jogador, o helicóptero era usado por Kobe até mesmo ações de marketing. Ele chegou a receber uma pintura especial em referência ao apelido adotado pelo próprio Kobe, "Black Mamba".

Modelo é considerado seguro

O Sikorsky S-76 é considerado seguro. O último acidente com uma aeronave do modelo aconteceu há quase três anos, em março de 2017, segundo o site "Aviation Safety".

Na ocasião, um helicóptero de uma das versões do modelo, um S-76C++, caiu em Istambul (Turquia), causando a morte de sete pessoas. A causa da queda foram as más condições meteorológicas, com nevoeiro e nuvens baixas.

O acidente mais grave com um S-76 ocorreu no Brasil, em março de 1980, próximo a Macaé (RJ). Segundo o site de aviação, o helicóptero seguia em direção a uma plataforma de petróleo quando caiu no mar. Catorze pessoas morreram.

No caso do acidente que matou Kobe Bryant, as investigações ainda estão em andamento. Até o momento, as condições climáticas também são apontadas como possível motivo para a queda. Com pouca visibilidade, o piloto teria voado mais baixo para enxergar o terreno e teria colidido com o solo.

Missões em plataformas de petróleo

Segundo a fabricante Sikorsky, 65% das 875 unidades produzidas do modelo S-76 são usadas para missões em plataformas de petróleo. Outros usos populares são para busca e salvamento e como ambulância aérea.

A empresa diz que 178 clientes usam o modelo para transporte executivo.

Em dez países, o Sikorsky S-76 serve para o transporte de chefes de Estado, como a rainha Elizabeth 2ª, que usa uma variante do modelo, o S-76C++. O que levava Kobe Bryant era o S-76B. Desde o início da produção, em 1977, o Sikorsky S-76 já teve dez variantes.

Após o acidente que matou o jogador, a Sikorsky afirmou que está acompanhando as investigações. "Estendemos nossas sinceras condolências a todos os afetados pelo acidente de hoje com o Sikorsky S-76B em Calabasas, Califórnia. Entramos em contato com o NTSB e estamos prontos para fornecer assistência e suporte às autoridades investigadoras e ao nosso cliente", afirmou a empresa em comunicado no Twitter.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Novo Boeing 777X faz voo inaugural

UOL Economia