IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Letras na fuselagem 'escondem' homenagens a donos e executivos de aéreas

Avião da Itapemirim com matrícula PS-SPJ, em homenagem ao dono da empresa, Sidnei Piva de Jesus - Alexandre Saconi/29.jun.2021
Avião da Itapemirim com matrícula PS-SPJ, em homenagem ao dono da empresa, Sidnei Piva de Jesus Imagem: Alexandre Saconi/29.jun.2021

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/10/2021 04h00

Quando os aviões são registrados no Brasil, eles recebem uma marca, também chamada de matrícula, que deve ficar à mostra do lado de fora da aeronave. É como se fosse a placa de um carro e é popularmente conhecida por prefixo.

No Brasil, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) regulamenta esses registros de acordo com normas internacionais. Por aqui, as matrículas são formadas por cinco letras, sendo as duas primeiras designação do país (PT, PP, PR, PU e PS, no caso brasileiro) seguidas por outras três letras, que podem ser escolhidas pelos donos.

A Itapemirim escolheu registrar sua frota com as iniciais dos nomes de executivos da companhia, além de fazer outras homenagens. Veja a seguir as seis aeronaves da empresa e o "segredo" por trás de suas matrículas:

PS-SPJ - Alexandre Saconi/29.jun.2021 - Alexandre Saconi/29.jun.2021
Avião da Itapemirim com a matrícula PS-SPJ estampada na parte de trás do avião
Imagem: Alexandre Saconi/29.jun.2021

Matrícula: PS-SPJ
Homenageado: Sidnei Piva de Jesus, presidente do Grupo Itapemirim
Data de chegada ao Brasil: 20/2/2021

Matrícula: PS-AAF
Homenageado: Adilson Aparecido Furlan, vice-presidente do Grupo Itapemirim
Data de chegada ao Brasil: 9/5/2021

Matrícula: PS-SFC
Homenageado: Sydnei F. Casarini, diretor de Clientes e Alianças da Itapemirim Linhas Aéreas
Data de chegada ao Brasil: 6/6/2021

Matrícula: PS-TCS
Homenageado: Tiago da Cruz Sena, vice-presidente de novos negócios do Grupo Itapemirim
Data de chegada ao Brasil: 14/6/2021

Matrícula: PS-ITA
Homenageado: a própria empresa Itapemirim
Data de chegada ao Brasil: 3/7/2021

Matrícula: PS-MGF
Homenageado: Marcelo Guimarães Fernandes, diretor executivo da PCA, empresa de engenharia e consultoria que presta serviços à Itapemirim
Data de chegada ao Brasil: 17/9/2021

Empresa não é a única

O uso de matrículas para homenagear o dono do avião ou outras pessoas não é algo exclusivo de companhias aéreas. A Azul também homenageou seu ex-presidente Pedro Janot ao registrar seu primeiro Embraer E195-E2 com a marca PR-PJN.

PS-AMA - Divulgação/Amaro Aviation - Divulgação/Amaro Aviation
Avião Pilatus PC-24 com a matrícula PS-AMA em homenagem ao comandante Rolim Amaro, fundador da Tam
Imagem: Divulgação/Amaro Aviation

A Amaro Aviation, empresa do setor de aviação executiva, também registrou uma aeronave fazendo uma alusão a uma personalidade da aviação. O fundador da empresa, Marcos Amaro, homenageou o pai, o comandante Rolim Amaro (fundador da Tam - hoje, Latam) com um Pilatus com a marca PS-AMA.

Personalidades

O governador de São Paulo, João Doria Júnior (PSDB), era proprietário de um avião de matrícula PR-JDJ, as iniciais de seu nome.

O político havia comprado a aeronave com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e, quando essa notícia veio a público, ele se desfez do avião em decorrência da repercussão. Ainda há um helicóptero de matrícula PP-JDJ, pertencente a uma empresa de João Doria, a Doria Administração de Bens.

O ator John Travolta, que também é piloto, tinha um Boeing 707 com a matrícula N707JT registrado nos Estados Unidos. O "JT" remete às iniciais de seu nome.