IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Aviões são reformados e ficam com cozinha menor, mais poltronas e tomadas

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/02/2022 04h00

Aviões são máquinas de vida útil longa, ultrapassando décadas na maioria das situações. Como seu custo é elevado, se torna impraticável trocar de aeronave a cada inovação que surja no decorrer dos anos.

Por outro lado, um avião com aparência de velho não costuma ser tão atraente e confortável como novos modelos. Para contornar esse dilema, a indústria aeronáutica pode realizar o retrofit, que é um processo de reformulação e modernização tecnológica para manter os aviões com equipamentos e visual como se estivessem saído da fábrica.

Banho de loja

Interior de aviões da família Airbus A320 passam por retrofit nas oficinas da Latam, em São Carlos (SP) - Divulgação/Latam - Divulgação/Latam
Imagem: Divulgação/Latam

No Brasil, a idade média da frota dos aviões comerciais que operam voos regulares gira em torno de 11 anos. Com aviões com muitos anos de vida à frente ainda, é comum as empresas investirem em novos interiores para manter os clientes com esse banho de loja.

Podem ser feitas mudanças de instrumentos de voo e troca do interior das cabines de passageiros. Nesse último caso, é possível colocar assentos mais confortáveis, equipamentos de segurança, trocar componentes por outros mais leves (afinal, mais peso na aviação representa mais custos) etc.

Latam reforma 100 aviões

Entre 2019 e 2022, a Latam concluiu a marca de cem aviões modernizados nos hangares da empresa em São Carlos (SP). O projeto teve uma interrupção teve uma interrupção por causa da pandemia de covid-19. O custo de todas as mudanças foi de cerca de R$ 2 bilhões (US$ 400 milhões). O grupo passa por um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos.

Foram reconfigurados aviões Airbus A320 e A321. As cabines de passageiros são completamente desmontadas, e todo o processo costuma demorar 19 dias.

Maior capacidade sem apertar

A320 - Divulgação/Latam - Divulgação/Latam
Interior de aviões da família Airbus A320 passam por retrofit nas oficinas da Latam, em São Carlos (SP)
Imagem: Divulgação/Latam

Uma das principais alterações realizadas nos aviões durante o processo de retrofit na Latam é a troca de todas as poltronas por modelos mais leves e que ocupam menos espaço. Com isso, as aeronaves passam a ter capacidade de 180 lugares (A320) e 224 lugares (A321). Antes eram 176 e 216, respectivamente.

Para conseguir esse espaço extra, os banheiros localizados no fundo do avião são removidos e realocados ao lado da galley (local onde o serviço de bordo é preparado), que teve seu tamanho reduzido pela metade. É preciso reforçar o piso para comportar as mudanças no avião.

No local onde ficavam os banheiros e foram instalados os novos assentos, é necessário adaptar novas saídas de ar-condicionado, luz de leitura e máscaras de oxigênio, o que também é feito no hangar da Latam em São Carlos.

Tomadas em todas as poltronas

Outra mudança que reflete a evolução dos passageiros é a instalação de tomadas 127 V e USB em todas as poltronas, tecnologia chamada de in-seat power. Isso decorre da evolução do uso de dispositivos eletrônicos, que estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, incluindo a bordo das aeronaves.

Com as mudanças para caberem mais assentos a bordo, as poltronas dos comissários de voo passaram a ficar de costas para os passageiros. Para observar se ninguém está de pé durante pousos e decolagens, o que coloca em risco a segurança do voo, também foi preciso instalar um sistema de monitoramento por câmera nos aviões.

Com isso, os tripulantes conseguem acompanhar os passageiros por meio de uma tela instalada na galley traseira.

Segundo a empresa, todas as alterações buscam tornar o avião mais econômico e melhorar o conforto dos passageiros.

A320 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Interior de um Airbus A320 desmontado durante processo de retrofit no Latam MRO, em São Carlos (SP)
Imagem: Alexandre Saconi
retrofit - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Centenas de assentos aguardam para serem instalados nos aviões da Latam que passam por retrofit
Imagem: Alexandre Saconi
A320 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Piso da parte traseira de um Airbus A320 é reforçado para suportar mudança de sanitários durante retrofit
Imagem: Alexandre Saconi
A320 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Banheiro de um avião da família Airbus A320 antes de ser instalado no fundo da aeronave
Imagem: Alexandre Saconi
A320 - Alexandre Saconi - Alexandre Saconi
Hangares da Latam em São Carlos (SP)
Imagem: Alexandre Saconi
Latam - Montagem/Divulgação/Latam - Montagem/Divulgação/Latam
Antes e depois dos assentos dos Airbus A320 da Latam
Imagem: Montagem/Divulgação/Latam