IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Arremeter avião é seguro? Essa empresa até premia pilotos que fazem isso

Chocolate oferecido pela LOT Polish Airlines aos pilotos que arremetem o avião - Reprodução
Chocolate oferecido pela LOT Polish Airlines aos pilotos que arremetem o avião Imagem: Reprodução

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/02/2022 04h00

Quando um avião arremete, ou seja, cancela o pouso e sobe de novo, é comum isso virar notícia. Apesar de toda a preocupação que os passageiros possam sentir, esse é um procedimento seguro, segundo os técnicos especializados.

Tanto é que a companhia aérea polonesa LOT oferece um presente aos pilotos que arremetem por questões de segurança. Sempre que um desses procedimentos é observado nos aviões da companhia, é enviada uma caixa com chocolates para os pilotos.

Nela, vem escrita a seguinte frase em inglês: "Caro tripulante, seu profissionalismo e contribuição para segurança foram muito apreciados. Obrigado por arremeter".

Cultura de segurança apesar dos custos

Questionada pelo UOL sobre o motivo de fazer isso, a empresa afirmou que faz parte da promoção da cultura de segurança da companhia. "Dessa forma simbólica, queremos indicar que a realização de uma arremetida, apesar dos custos associados, não causa nenhuma pressão sobre a tripulação de voo", diz a empresa.

Isso ocorre devido ao fato de que o piloto pode acabar se sentindo pressionado a pousar mesmo em uma situação que isso não seja recomendado, como uma aproximação instável da pista. Como há custos com combustível, comunicação via rádio (que é paga), horários ou até mesmo a troca de aeroporto, pode ocorrer de a escolha sobre pousar ou não ser influenciada por essas questões.

"Garantir a segurança é um objetivo absolutamente primordial, especialmente durante a pandemia, quando os pilotos voltam a voar após um intervalo e o número de operações aumenta", diz a companhia.

Como a covid-19 impactou a aviação, causando o afastamento de muitos tripulantes e diminuindo drasticamente o número de voos, esses profissionais precisam cumprir requisitos mínimos para voarem após ficarem um longo tempo parados.

Com essa iniciativa, dizem pilotos que conhecem a prática, comandante e primeiro-oficial (popularmente conhecido como copiloto) se sentem mais resguardados para tomar a decisão correta, sem medo de punições futuras.

Também não é o caso de afirmar que esse presente vai causar uma onda de arremetidas. O chocolate se trata apenas de uma lembrança, e as empresas analisam os parâmetros dos aviões em busca de entender o que ocorreu para evitar problemas no futuro.

Por que aviões arremetem?

Apesar da sensação ruim que os passageiros podem sentir em seus corpos durante uma arremetida, o procedimento busca prioritariamente, a segurança do voo. Vários motivos podem fazer um avião arremeter.

Entre eles, estão:

  • Aproximação para o pouso com instabilidade (aeronave balançando muito ou não alinhada com a pista)
  • Algum objeto estranho na pista
  • Falha em algum sistema do avião
  • Tesoura de vento (espécie de rajada que direciona o avião em direção ao solo de maneira brusca)
  • Animais na pista
  • Outro avião cruzando o local de pouso

O procedimento quando o piloto encontra essas ou outras situações é basicamente subir com o avião e continuar voando.

Quando decolam, as aeronaves já possuem combustível reserva para enfrentar situações como essa, permitindo que voe por mais um tempo além daquele planejado.

Em seguida, sanado o motivo que impediu o pouso planejado inicialmente, procede-se a mais uma tentativa. Se, ainda assim não for possível pousar, pode-se alternar o aeroporto, direcionando o avião para que realize o pouso em outro lugar, sempre em segurança.