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REPORTAGEM

Quanto custa fretar um avião comercial de grande porte como os times fazem?

Aviões de grande porte costumam ser fretados com menor frequência que jatinhos, mas também possuem um mercado - Andrea Piacquadio/Pexels
Aviões de grande porte costumam ser fretados com menor frequência que jatinhos, mas também possuem um mercado
Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/03/2022 04h00

Se voar em um jatinho privado pode ser considerado algo para poucos, imagine fretar um avião de grande porte para viajar com exclusividade. Prática comum entre times de futebol, que costumam levar jogadores e equipe técnica para disputas, esse luxo pode custar até alguns milhões de reais, dependendo do destino.

De acordo com Cláudio Brandão, gerente de atendimento da Pro Sky do Brasil, empresa especializada em fretamento aéreo, alugar um avião de grande porte tem diversas peculiaridades em relação às aeronaves menores.

"O fretamento de uma aeronave de grande porte é bem mais complexo em relação a jatos privados, pois entra a questão de capacidade do aeroporto de receber a aeronave", diz Brandão. O terminal pode não ter uma pista adequada para pouso ou registra um fluxo intenso de voos regulares.

Há também aeroportos mais movimentados que operam com slots, que são permissões especiais de pouso e decolagem. Neles, só é possível pousar em determinados intervalos de tempo autorizados, o que pode restringir o horário da viagem.

Custos

Segundo o executivo, o fretamento de uma aeronave de grande porte envolve diversas questões diferentes.

"Os custos envolvidos em um fretamento [de aviões de grande porte] incluem a locação da aeronave, tripulação, serviços de handling [prestadores de serviço em terra para apoio], autorizações para pouso e decolagem e, se for o caso, pernoite no aeroporto, além do combustível, que é o que mais impacta no custo total", afirma Brandão.

Esses valores oscilam, além da rota, de acordo com o tipo de avião que vai ser utilizado. Ele pode ser um widebody (modelos de fuselagem larga, com dois corredores e que comportam mais passageiros) ou narrowbody (que possuem a fuselagem mais estreita, geralmente, com apenas um corredor para circulação entre as poltronas).

Veja uma simulação de valores de fretamentos de três rotas:

São Paulo - Doha (para assistir à Copa do Mundo)

  • Tipo de avião: Widebody
  • Tempo de voo: 13h30

Opção 1

  • Passageiros: 294 pessoas
  • Valor: Entre US$ 872 mil e US$ 970 mil (entre R$ 4,5 milhões e R$ 5 milhões)

Opção 2

  • Passageiros: 404 pessoas
  • Valor: Entre US$ 1,05 milhão e US$ 1,18 milhão (entre R$ 5,4 milhões e R$ 6 milhões)

Belo Horizonte - Jericoacoara

  • Tipo de avião: Narrowbody
  • Tempo de voo: 2h50

Opção 1

  • Passageiros: 150 pessoas
  • Valor: Entre US$ 85,2 mil e US$ 106 mil (entre R$ 437 mil e R$ 544 mil)

Opção 2

  • Passageiros: 180 pessoas
  • Valor: Entre US$ 89,8 mil e US$ 107 mil (entre R$ 460 mil e R$ 549 mil)

Porto Alegre - Santiago (Chile)

  • Tipo de avião: Narrowbody
  • Tempo de voo: 2h35

Opção 1

  • Passageiros: 150 pessoas
  • Valor: Entre US$ 85,9 mil e US$ 106,8 mil (entre R$ 440 mil e R$ 548 mil)

Opção 2

  • Passageiros: 180 pessoas
  • Valor: Entre US$ 90,5 mil e US$ 107,5 mil (entre R$ 464 mil e R$ 551 mil)

Quem busca?

Segundo o executivo da Pro Sky no Brasil, fretamentos são bastante procurados para eventos, viagens de incentivo, turnê de bandas e por equipes esportivas.

Segundo ele, há vantagens no fretamento de grandes aviões. Pode fazer uma rota não oferecida regularmente, evitando conexões. Quando o grupo todo está no mesmo voo podem ser reduzidas despesas com hospedagens e traslados, além de a viagem ser realizada nos horários mais adequados.

Quem vai operar o voo?

Apenas companhias aéreas certificadas e autorizadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) podem operar os voos. Empresas como a Pro Sky realizam a contratação daquelas que estão disponíveis no mercado e, também, de outras questões envolvendo a viagem, fazendo toda a parte contratual com os clientes.

Quem pode voar?

As regras para os voos fretados em grandes aviões comerciais são as mesmas da aviação comercial regular. Sempre antes dos voos, é necessário que a lista com os nomes dos passageiros seja enviada para a companhia aérea, assim como em um voo regular, segundo o gerente da Pro Sky.

Essa lista, entretanto, não é tão rígida, havendo uma certa flexibilidade para que sejam feitas alterações nos nomes dos passageiros .

Junto a isso, a regra de produtos permitidos a bordo é a mesma de todos os outros aviões, não sendo permitido levar nenhum item proibido só porque o avião é exclusivo.