IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

John Travolta tira licença para pilotar 737; sua mansão tem pista de pouso

O ator John Travolta no interior de um Boeing 737 Executivo similar ao que foi comprado por sua empresa - Instagram/johntravolta
O ator John Travolta no interior de um Boeing 737 Executivo similar ao que foi comprado por sua empresa Imagem: Instagram/johntravolta

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/04/2022 04h00

John Travolta é um verdadeiro fã da aviação. O astro de Hollywood possui uma coleção de aviões particulares e costuma pilotá-los ele próprio.

Ele é tão fã de aviões que o condomínio onde fica sua casa nos Estados Unidos possui uma pista de pouso. E pode ser ali o destino de um Boeing 737, novo avião de Travolta.

Em 20 de março, ele postou um vídeo em seu Instagram onde comemorava ter recebido a licença para pilotar o 737, assim como já possuía para 707 e 747.

Ao fundo do vídeo, estava um avião de matrícula N788LS, que consta como propriedade da Produções Constellation, empresa que tem como dono o próprio Travolta. Veja o post a seguir:

A assessoria do ator foi procurada pelo UOL para confirmar se ele será o principal piloto do avião ou se a aeronave ficará à disposição da empresa, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Como os outros aviões que ficam na residência do ator também estão registrados em nome da sua empresa, esse deve ser o provável destino do 737 recém-adquirido.

O avião

O modelo comprado pela empresa de Travolta é um Boeing 737-300 fabricado em 1988. Ele já voou pela British Airways, Maersk Air, Germania, Delta Air Lines e, por último, pertenceu à Las Vegas Sands.

Ele foi comprado no começo de abril pela Produções Constellation, segundo informações da FAA (Federal Aviation Administration, órgão regulador similar à brasileira Anac - Agência Nacional de Aviação Civil).

O 737-300 tem 33,4 metros de comprimento, 11,1 metros de altura e 26,9 metros de envergadura (distância de ponta a ponta das asas). O interior da aeronave é customizado, e ainda não há informações sobre como deverá ficar para atender às demandas do ator e de sua família.

A residência do artista

Travolta - Reprodução/Google Maps - Reprodução/Google Maps
Residência do ator John Travolta com seus aviões, nos Estados Unidos
Imagem: Reprodução/Google Maps

John Travolta está com 68 anos, e possui licença para pilotar desde os 22 anos de idade. Sua paixão pela aviação é tanta, que sua casa fica no condomínio Jumbolair, na Flórida (EUA).

O residencial conta com uma pista de pouso particular de cerca de 2.286 metros de comprimento que permite taxiar as aeronaves rumo à residência do artista. Ali, ele consegue estacionar suas aeronaves ao lado da residência.

Outros aviões

O ator possuía um Boeing 707 com a matrícula N707JT, registrado nos Estados Unidos. O JT remete às iniciais de seu nome. O avião foi convertido para realizar transporte VIP na década de 1970, e também pertenceu ao cantor Frank Sinatra.

O ator batizou a aeronave de Jett Clipper Ella em homenagem aos seus dois primeiros filhos, e doou o avião em 2017 para a Sociedade Histórica de Restauração de Aeronaves. Ela estava pintada com as cores da companhia australiana Qantas, empresa em que Travolta atua como embaixador.

Outros aviões pertencentes a Travolta são um Dassault Falcon 900 e um Falcon 2000, que ele também pilota.