! Google investirá US$ 1 bilhão por 5% do capital do AOL - 20/12/2005 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

20/12/2005 - 22h50

Google investirá US$ 1 bilhão por 5% do capital do AOL

[selo]
NOVA YORK, 20 dez (AFP) - O Google investirá 1 bilhão de dólares para comprar 5% do capital do portal AOL, a divisão de Internet do gigante de mídia americano Time Warner, disseram ambas as empresas nesta terça-feira.

"Esta aliança estratégica amplia a sociedade que as duas empresas lançaram há três anos", anunciaram.

O acordo, que exclui a Microsoft, que também estava interessada, cria uma grande associação mundial sobre a publicidade na Internet, na qual os conteúdos do AOL estarão disponíveis aos usuários do Google.

O presidente executivo da Time Warner, Dick Parsons, avaliou que a aliança era a alternativa correta para o grupo de mídia.

"Estamos muito satisfeitos de construir uma relação especial com o Google, de forma a fortalecer a posição da AOL no crescente mercado da publicidade on-line e ajudar a levar mais anunciantes para suas páginas da web", destacou em uma nota.

O acordo prevê a compatibilidade do sistema de mensagem instantânea Instant Messenger do AOL, líder nos Estados Unidos, com o Google Talk, o serviço de telefonia do Google na Internet. Ao mesmo tempo, os conteúdos de vídeo do AOL também estarão disponíveis aos visitantes do Google.

O AOL, utilizando a tecnologia de busca do Google em seu portal, já dá ao grupo californiano uma pequena parte de seu volume de negócios (cerca de 2%, segundo o Citigroup).

Líder dos serviços pagos na rede nos anos 90, o AOL se encontra, atualmente, em plena metamorfose. Para aumentar o número de visitantes e, por conseguinte, sua receita, o portal AOL.com amplia sua oferta de conteúdos gratuitos (atualidades, espetáculos, etc.). Nesta evolução, a Time Warner sofre uma forte pressão de seus acionistas mais importantes, entre eles o co-fundador do AOL, Steve Case.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host