! EUA expressam preocupação com conflito do gás entre Rússia e Ucrânia - 01/01/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

01/01/2009 - 22h41

EUA expressam preocupação com conflito do gás entre Rússia e Ucrânia

[selo]
WASHINGTON, 1 Jan 2009 (AFP) - Os Estados Unidos se declararam "preocupados", nesta quinta-feira, com a decisão russa de interromper o fornecimento de gás para a Ucrânia e com as conseqüências que isso poderia acarretar para a Europa, encorajando os dois lados a solucionar o problema dentro da esfera dos negócios.

"Estamos preocupados com o fato da Gazprom ter decidido cortar o fornecimento de gás para a Ucrânia", indicou o porta-voz do departamento de Estado, Gordon Duguid, em um comunicado.

"Os EUA encorajam a retomada das negociações entre a Gazprom e a Naftogaz, com o objetivo de alcançar um acordo que garanta o fornecimento de gás para a Europa através da Ucrânia", diz a nota.

A gigante russa Gazprom decidiu nesta quinta-feira cortar o fornecimento de gás para a Ucrânia, aumentando fortemente seus preços após o fracasso das negociações de definição de um novo contrato para 2009.

"Pedimos a Rússia e Ucrânia que resolvam sua disputa sobre as dívidas do gás e os termos sobre o fornecimento de gás natural de uma maneira transparente e comercial", afirmou Duguid.

A Europa é o maior comprador do gás russo, cuja maior parte é transportada através do território ucraniano. A União Européia já demonstrou preocupação a respeito da disputa, que pode ter efeito direto sobre seus países membros.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host