! Globo de Ouro abre temporada de prêmios do cinema americano - 09/01/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

09/01/2009 - 10h43

Globo de Ouro abre temporada de prêmios do cinema americano

[selo]
BEVERLY HILLS, EUA, 9 Jan 2009 (AFP) - Com destaques para os filmes "O Curioso Caso de Benjamin Button", "Frost/Nixon" e "Dúvida", com cinco indicações cada, a cerimônia de entrega do Globo de Ouro abre no próximo domingo em Los Angeles a temporada de prêmios da indústria cinematográfica americana.

Nas 25 categorias do evento organizado pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA) e que promete um glamour fora de sintonia em tempos de crise, estão indicados estrelas como Tom Cruise, Meryl Streep, Leonardo DiCaprio, Sean Penn, Emma Thompson, Ralph Fiennes, Philip Seymour Hoffman e o falecido australiano Heath Ledger.

O principal prêmio, melhor filme de drama, tem como indicados a singular história de amor "Benjamin Button", os bastidores da entrevista do jornalista britânico David Frost com o ex-presidente americano Richard Nixon de "Frost/Nixon" e o drama romântico "The Reader", com a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo.

Completam a lista "Apenas um Sonho", que retoma a parceria do casal de "Titanic" entre DiCaprio e Kate Winslet, e um dos favoritos da crítica "Slumdog Millionaire", que se passa na Índia.

Outro destaque é a indicação póstuma do australiano Heath Ledger como melhor ator coadjuvante por seu papel de Coringa no mais recente filme de Batman, "O cavaleiro das trevas".

Além de Ledge, estrelas de peso de Hollywood, como o casal Brad Pitt e Angelina, Meryl Streep e Frances McDormond dominaram as indicações ao prêmio, considerado por alguns uma prévia do ambicionado Oscar.

Meryll Streep, por exemplo, recebeu duas indicações de melhor atriz, por "Dúvida" (drama) e"Mamma Mia" (comédia ou musical).

Ledger, que morreu por causa de uma overdose acidental de medicamentos em janeiro, aos 28 anos, foi premiado no fim do ano passado como melhor ator pelo Instituto Internacional de Cinema da Austrália.

Os espanhóis Penélope Cruz e Javier Bardem foram indicados para melhor ator e melhor atriz coadjuvante por "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen, que levou quatro indicações.

Entre os indicados mais jovens está Anne Hathaway por seu personagem no independente e aplaudido "O casamento de Rachel". Ela compete com a 'mestre' Streep e também com Kristin Scott Thomas, em "I've Loved You So Long", e a britânica Kate Winslet, por "Apenas um sonho", dirigido por seu marido Sam Mendes.

Ao contrário do Oscar, o Globo de Ouro, que é decidido por cerca de 80 membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, divide o prêmio em duas categorias (drama e comédia ou musical), além de concedê-lo para obras tanto de cinema como de televisão.

Nos últimos quatro anos, o Globo de Ouro não acertou o vencedor de melhor filme do Oscar, mas, de um modo geral, acertou em 67% dos casos.

O Globo de Ouro também premia as produções televisivas, igualmente dividindo-as na categoria drama e comédia.

Para melhor série dramática estão indicadas "Dexter", "House", "In treatment", "Mad men" e "True blood". Já as séries cômicas indicadas são "30 Rock", "Californication", "Entourage", "The office" e "Weeds".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host