! Ucrânia firma acordo sobre trânsito de gás russo para Europa (Timoshenko) - 10/01/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

10/01/2009 - 22h38

Ucrânia firma acordo sobre trânsito de gás russo para Europa (Timoshenko)

[selo]
KIEV, 11 Jan 2009 (AFP) - A Ucrânia firmou um acordo de trânsito do gás russo para a Europa, informou neste domingo a primeira-ministra ucraniana, Yulia Timoshenko, afirmando que a decisão vai permitir a normalização do fornecimento para os países da União Européia (UE).

"Assinamos o protocolo hoje", declarou Timoshenko após receber em Kiev seu homólogo tcheco, Mirek Topolanek, cujo país ocupa a presidência rotativa da UE.

O fornecimento de gás russo para a Europa "poderá ser retomado já neste domingo", anunciou logo em seguida o ministro tcheco da Indústria e Comércio, Martin Riman, um dos negociadores do acordo.

"As entregas de gás já poderão ser retomadas neste domingo, se todos trabalharem 100%", declarou Riman após o encontro entre Topolanek e Timoshenko.

Rússia e União Européia já haviam assinado, no sábado, um protocolo de acordo para verificar o trânsito de gás pela Ucrânia, que especificava as condições para o controle do abastecimento à Europa.

O documento foi firmado durante a visita de Topolanek a seu colega russo, Vladimir Putin, visando à retomada do fornecimento do gás russo a vários países europeus, interrompido há dias devido ao conflito entre Moscou e Kiev.

Putin advertiu que a retomada do fornecimento poderá ser suspensa se Moscou constatar novos "roubos" de gás.

"Quando o mecanismo de controle entrar em vigor, abriremos imediatamente o gás, mas olharemos quanto gás entra no território ucraniano e quanto gás sai. Se constatarmos roubos e se parte do gás se perder, reduziremos novamente os fornecimentos na mesma quantidade".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host