! Air France-KLM entra na Alitalia com 25% do capital - 12/01/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

12/01/2009 - 15h32

Air France-KLM entra na Alitalia com 25% do capital

[selo]
ROMA, 12 Jan 2009 (AFP) - A companhia franco-holandesa Air France-KLM entrará com 25% no capital da Alitalia, anunciou oficialmente nesta segunda-feira Roberto Colaninno, presidente da companhia aérea italiana, em entrevista à imprensa.

"O conselho de administração aprovou a oferta da Air France por unanimidade", declarou Colaninno.

O acordo, considerado básico para o relançamento da empresa, prevê um aporte de 322 milhões de euros por parte do gigante franco-holandês.

"Air France era o melhor parceiro para a Alitalia", esclareceu Colannino.

A nova Alitalia decolará oficialmente, nesta terça-feira, quando chegará a Roma seu primeiro voo, vindo de Londres, anunciou a nova diretoria, formada por empresários italianos que resgataram a empresa por meio do consórcio Companhia Aerea Italiana (CAI).

A direção da companhia aérea franco-holandesa Air France-KLM havia decidido na sexta-feira fazer uma oferta de cerca de 300 milhões de euros por 25% das ações da Alitalia.

Antes das eleições gerais de abril, quando a Itália era governada pelo premier Romano Prodi, o atual primeiro-ministro, Silvio Berlusconi (então líder da oposição), se opôs a uma oferta da Air France-KLM muito mais vantajosa que a atual.

Por sua vez, a oposição considera que a operação com a Air France-KLM representa um fracasso financeiro. Os opositores lembram que o caráter nacional da empresa foi mantido a um alto preço, e que agora este aspecto está comprometido.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host