! Londres anunciará na segunda novo plano de resgate financeiro - 18/01/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

18/01/2009 - 17h48

Londres anunciará na segunda novo plano de resgate financeiro

[selo]
LONDRES, 18 Jan 2009 (AFP) - Três meses depois do primeiro plano de resgate financeiro elogiado por muitos, o governo britânico anunciará nesta segunda um novo pacote de medidas destinadas a socorrer os bancos britânicos.

O primero-ministro, Gordon Brown, confirmou neste domingo o novo plano de resgate financeiro.

"Recapitalizamos os bancos, injetamos dinheiro na economia. Sabemos que o problema essencial dos bancos a nível internacional é a reativação dos empréstimos. É o que vamos fazer amanhã", afirmou Brown aos jornalistas que o acompanhavam na cúpula do Egito sobre a situação em Gaza.

"O que vamos fazer agora é relançar os empréstimos e vocês verão amanhã (segunda) as medidas que serão tomadas a fim que os bancos e as instituições não-bancárias sejam capazes de emprestar dinheiro de novo", acrescentou sem dar maiores detalhes.

Segundo a imprensa, o novo plano consistiria principalmente em desenvolver um sistema que garanta com fundos públicos os ativos de risco dos bancos e o total pode chegar a 100 bilhões de libras (147 bilhões de dólares).

Londres já colocou em andamento em outubro passado um programa de 54,5 bilhões de dólares a fim de recapitalizar os bancos e realizou a nacionalização parcial de vários deles, como o RBS e o Lloyds TSB/HBOS.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host