! Fiat estuda aliança com Peugeot-Citroen - 22/01/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

22/01/2009 - 11h06

Fiat estuda aliança com Peugeot-Citroen

[selo]
MILÃO, Itália, 22 Jan 2009 (AFP) - O grupo automobilístico italiano Fiat, que acaba de fazer uma aliança com a americana Chrysler, examina a possibilidade de se associar ao grupo francês Peugeot-Citroen, indicou nesta quinta-feira o jornal italiano La Repubblica.

A publicação destaca que o grupo Fiat vai se recapitalizar para este fim.

Em comunicado oficial, a Fiat desmentiu nesta quinta-feira a recapitalização do grupo e não confirmou nem desmentiu a possível fusão com os franceses.

"As informações publicadas nesta quinta-feira sobre um possível aumento do capital da Fiat não têm fundamento", destacou a nota.

Para o jornal La Repubblica, os dirigentes da Fiat, junto com a família Agnelli, fundadora da fábrica e maior acionista do grupo, estavam estudando dois caminhos para conseguir uma associação com a Peugeot-Citroen.

"Antes inclusive de conseguir o acordo com o gigante de Detroit, o diretor geral da Fiat, Sergio Marchionne, e a família Agnelli estavam examinando as operações possíveis para um casamento com a Peugeot-Citroen", escreve o La Repubblica, que cita fontes próximas às negociações.

Segundo a publicação, para conseguir a aliança, a Fiat pensa em aumentar seu capital em cerca de dois bilhões de euros, transformando ações prioritárias em ordinárias.

A família Agnelli, que possui um terço do capital da Fiat, participaria com cerca de 600 milhões de euros, para manter seu poder em caso de aliança com a Peugeot-Citroen.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host