! Petróleo se estabiliza apesar de alta dos estoques nos EUA - 22/01/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

22/01/2009 - 18h57

Petróleo se estabiliza apesar de alta dos estoques nos EUA

[selo]
NOVA YORK, 22 Jan 2009 (AFP) - Os preços do petróleo se estabilizaram nesta quinta-feira em Nova York, apesar de uma alta maior que o esperado das reservas petroleiras dos Estados Unidos, enquanto a Opep tenta pressionar o mercado ameaçando um novo corte da produção.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em março terminou cotado a 43,67 dólares, uma alta de 12 centavos em relação ao fechamento de quarta-feira.

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento ganhou 37 centavos, a fechando a 45,39 dólares.

"As estatísticas, no entanto, eram bem para baixo. Foi uma grande surpresa: os estoques de petróleo aumentaram, apesar do tempo frio no nordeste dos Estados Unidos. Mas, de maneira geral, o tom deve se manter para baixo", estimou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

Após começar a sessão perdendo 43 centavos, os preços do barril perderam quase três dólares após o anúncio de um novo aumento das reservas de cru e gasolina dos Estados Unidos, de 6,1 e 6,5 milhões de barris, respectivamente, muito acima das previsões dos analistas.

Além disso, há sinais cada vez mais claros de que os países membros da Opep estão seguindo à risca as orientações do cartel em setembro, de reduzir sua oferta para pressionar o aumento dos preços.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo aplicará outra redução "se necessário" em março, em sua próxima reunião, em Viena, para sustentar os preços do cru, declarou nesta quarta-feira em Argel o ministro da Energia argelino, Chakib Khelil.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host