! Pubs registram queda recorde nas vendas de cerveja no Reino Unido - 27/01/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

27/01/2009 - 11h17

Pubs registram queda recorde nas vendas de cerveja no Reino Unido

[selo]
LONDRES, 27 Jan 2009 (AFP) - O aumento dos impostos sobre o álcool e a crise econômica derrubaram as vendas de cerveja no Reino Unido no quarto trimestre de 2008 a um nível jamais visto neste período do ano, informou nesta terça-feira a Associação dos Pubs britânica.

Segundo as estatísticas mais recentes da British Beer and Pub Association (BBPA), as vendas totais de cerveja caíram 8,3% no trimestre em relação ao mesmo período de 2007, o que representa 2,2 milhões de jarras consumidas a menos a cada dia.

Esta é a baixa mais forte já registrada para este período do ano desde que a associação começou a publicar estas estatísticas trimestrais, em 1997.

Em 10 anos, as vendas de cerveja recuaram 30%, acrescentou a BBPA.

Por canais de distribuição, as vendas nos pubs e outros estabelecimentos sob licença despencaram 9,9% no trimestre, confirmando a crise nos pubs, que estão fechando suas portas um após o outro no Reino Unido, a um ritmo de seis por dia.

As vendas nos supermercados e outros comércios, em contrapartida, resistiram melhor, recuando 6,5%.

No acumulado do ano, as vendas de todos os setores recuaram 5,5% em 2008, com uma queda de 9,3% para os pubs e um recuo de 0,2% apenas nas lojas.

Estes dados confirmam que os britânicos estão preferindo comprar cerveja nos supermercados a consumi-la em pubs, onde a bebida custa mais caro.

"Os dados destacam as pressões econômicas extremas ás quais o setor da cerveja e dos pubs vem enfrentando", comentou Rob Hayward, presidente da associação.

"Não estamos pedindo presentes fiscais, diferentemente dos outros setores. Queremos apenas que nosso fardo fiscal não aumente", acrescentou.

A associação Camra (Campaign for Real Ale), que defende as cervejas inglesas tradicionais, também reivindicaram um confelamento das taxas.

"A queda das vendas de cerveja nos pubs significa que inúmeros estabelecimentos bem administrados desapareçam. Os pubs independentes e bem administrados precisam de uma ajuda urgente do governo e um congelamento das taxas no próximo orçamento seria um primeiro passo", declarou seu diretor Mike Benner.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host