! Luta contra aquecimento do planeta precisa de US$ 515 bilhões por ano - 29/01/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/01/2009 - 13h01

Luta contra aquecimento do planeta precisa de US$ 515 bilhões por ano

[selo]
DAVOS, Suíça, 29 Jan 2009 (AFP) - O mundo precisa de investimentos anuais no valor de 515 bilhões de dólares até 2030 para evitar que as emissões de CO2 alcancem níveis insuportáveis, adverte um relatório divulgado nesta quinta-feira no Fórum Econômico Mundial de Davos.

"Sem o investimento de pelo menos 515 bilhões de dólares anuais em energias limpas até 2030, as emissões de CO2 alcançarão um nível considerado insuportável pelos especialistas", assinalam os autores do informe.

Essas emissões poderão provocar "um aumento de dois graus na temperatura do planeta", acrescentam.

O estudo insiste na necessidade de modificar os modos de consumo energético e considera interessante a utilização de energias eólica, fotovoltaica, de etanol e celulosa, assim como os biocombustíveis de nova geração.

Os investimentos em projetos desse tipo podem ser uma resposta a duas ameaças: "a insegurança energética e as mudanças climáticas", afirma o estudo.

E se isso não bastasse, poderão gerar um "retorno econômico significativo" e estimulante da atividade em tempos de crise, asseguram os autores, que alegam como prova que as 90 maiores empresas mundiais de energias renováveis não foram atingidas pela crise econômica planetária.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host