! Petróleo fecha em leve baixa em NY, mas sobe em Londres - 29/01/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/01/2009 - 18h59

Petróleo fecha em leve baixa em NY, mas sobe em Londres

[selo]
NOVA YORK, 29 Jan 2009 (AFP) - Os preços do petróleo caíram levemente nesta quinta-feira em Nova York, em um mercado entre a depressão da economia mundial e da baixa demanda de cru e a esperança de uma reativação nos Estados Unidos graças ao plano de Barack Obama.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em março terminou cotado a 41,44 dólares, em baixa de 72 centavos.

Em Londres, por outro lado, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento ganhou 50 centavos, a 45,40 dólares.

"O mercado está hesitante", comentou Antoine Halff, do Newedge Group. "Muitas perguntas permanecem sem resposta. Muitos investidores esperam que o plano de reativação econômica seja detalhado. Alguns analistas acreditam que ele deve dinamizar, e, em conseqüência, a demanda de petróleo", explicou.

O plano de mais de 800 bilhões de dólares da administração Obama foi aprovado na quarta-feira na Câmara dos Representantes, e agora precisa passar pelo Senado para entrar em vigor.

As estatísticas econômicas continuam mostrando uma degradação da economia do maior consumidor mundial de petróleo. Os pedidos de bens duráveis caíram mais do que o esperado em dezembro, enquanto a demanda de pedidos de seguro-desemprego registraram um novo recorde na semana passada.

Além disso, "a queda da demanda se estende ao resto do mundo", destacou Bart Melek, da BMO Capital Markets, lembrando que o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu drasticamente suas previsões de crescimento da economia mundial.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host