! Brasil e Índia denunciarão a Holanda ante a OMC por reter navios com remédios - 30/01/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

30/01/2009 - 07h56

Brasil e Índia denunciarão a Holanda ante a OMC por reter navios com remédios

[selo]
DAVOS, Suíça, 30 Jan 2009 (AFP) - Brasil e Índia apresentarão uma denúncia contra a Holanda ante o Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) por reter um navio com medicamentos genéricos indianos destinados ao país sul-americano, informou um comunicado emitido nesta sexta-feira depois de uma reunião, em Davos, entre o chanceler Celso Amorim e o ministro indiano do Comércio, Kamal Nath.

Os dois ministros, que se reuniram à margem do Fórum Econômico de Davos, expressaram sua grande preocupação pela decisão das autoridades holandesas de reter um envio de medicamentos genéricos fabricados na Índia e importados pelo Brasil.

"A medida holandesa marca um grave retrocesso do princípio de acesso universal aos medicamentos e tem um impacto altamente negativo sobre o comércio legítimo de medicamentos genéricos, sobre o comércio Sul-Sul e sobre as políticas nacionais de saúde pública", acrescenta o texto.

Amorim e Nath concordam que as delegações do Brasil e da Índia denunciem a atitude das autoridades holandesas na próxima reunião do Conselho Geral da OMC, prevista para 3 de fevereiro.

A chancelaria brasileira já protestou na semana passada pela retenção, no porto de Rotterdã, de uma carga de genéricos Losartan adquirida na Índia e sua devolução para seu local de origem, por suposta violação da propriedade intelectual.

O Losartan é utilizado para tratar da pressão alta e, em certos pacientes, reduzi o risco de um derrame cerebral.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host