! Austrália lança vasto plano de retomada econômica - 03/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

03/02/2009 - 09h50

Austrália lança vasto plano de retomada econômica

[selo]
SYDNEY, 3 Fev 2009 (AFP) - A Austrália anunciou nesta terça-feira um vasto plano de retomada de 42 bilhões de dólares australianos (US$ 26 bilhões) para sustentar a economia do país frente à crise econômica mundial.

"Nenhum país escapará da recessão mundial, que provoca uma queda do crescimento, um aumento do desemprego e dos déficits orçamentários no mundo", afirma em um comunicado o ministro da Economia e das Finanças, Wayne Swan.

"A recessão mundial está pesando sobre a economia australiana. O crescimento está sofrendo desaceleração e o emprego vai enfraquecer", disse.

O plano compreende cerca de 28,8 bilhões de dólares australianos destinados à educação, habitação e infraestrutura rodoviária, com uma parcela de 12,7 bilhões de dólares australianos para as famílias com rendas média e baixa.

Em dezembro, o governo trabalhista australiano já havia liberado 10,4 bilhões de dólares para a retomada do consumo.

Canberra previu uma disparada do déficit orçamentário este ano para 22,5 bilhões de dólares, enquanto em maio passado apostava num excedente de 21,7 bilhões.

No exercício 2008/09, o crescimento esperado não passa de 1% e, no ano seguinte, de 0,75%, enquanto o governo esperava há apenas três meses 2% e 2,25%, respectivamente.

A taxa de desemprego deve subir 7% em 2009/2010.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro Kevin Rudd advertiu que a crise econômica mundial e o desaquecimento do crescimento da China iriam provocar um buraco no orçamento da Austrália de cerca de 115 bilhões de dólares australianos (US$ 75 bilhões) nos próximos quatro anos.

A Austrália sofre particularmente com a redução da demanda chinesa em matérias-primas, como o ferro e o carvão, após uma década de euforia.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu semana passada contra uma retração da economia australiana de 0,2% em 2009 se nenhuma medida fosse adotada.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host