! EUA: vendas de automóveis sofrem queda vertical - 03/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

03/02/2009 - 18h24

EUA: vendas de automóveis sofrem queda vertical

[selo]
NOVA YORK, 3 Fev 2009 (AFP) - As grandes montadoras de carros dos Estados Unidos amargaram uma forte queda nas vendas de janeiro em conseqüência da crise, anunciaram nesta terça-feira as próprias empresas.

Principal montadora americana, a General Motors (GM) registrou uma baixa de 49%, com apenas 129.227 automóveis vendidos no país, informa em um comunicado.

A GM destaca que a forte queda - que ocorrem em meio a um processo de declínio do ramo devido à recessão - foi causada em grande parte (80%) pela redução de pedidos feitos por empresas de aluguel de carros.

A Ford, por sua vez, indicou que suas vendas de janeiro sofreram uma redução de 40,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, com apenas 93.506 veículos vendidos.

O fabricante afirma, no entanto, que alguns sinais de estabilização já podem ser percebidos no mercado, e observa que suas ações estão em alta na Bolsa de Nova York.

Os resultados não foram muito melhores para a japonesa Toyota, que disputa o primeiro lugar do mundo com a GM: as vendas de seus automóveis nos EUA despencaram 34% em um ano, com 117.287 veículos comercializados.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host