! Fed amplia dispositivo contra a crise - 03/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

03/02/2009 - 14h10

Fed amplia dispositivo contra a crise

[selo]
WASHINGTON, 3 Fev 2009 (AFP) - O Federal Reserve (Fed, banco central americano) anunciou nesta terça-feira que prolongará por seis meses, até 30 de outubro de 2009, o arsenal de medidas temporárias adotados no combate à crise.

Estas medidas incluem cinco programas destinados a garantir o abastecimento em liquidez dos mercados financeiros, assim como seus acordos de reciprocidade com 13 bancos centrais.

O Fed vai, desta forma, continuar deixando um número cada vez maior de estabelecimentos ter acesso ao refinanciamento em sua margem de desconto e prolongar seu programa de empréstimos semanais de bônus do Tesouro aos bancos. Além disso, vai manter durante seis meses suplementares dois mecanismos de apoio aos fundos monetários, e um programa de ajuda ao financiamento das empresas.

Esta decisão foi adotada "à luz das tensões persistentes sobre inúmeros mercados financeiros", escreveu o Fed.

O Fed indicou além disso ter prolongado por seis meses, da mesma forma até 30 de outubro de 2009, seus acordos de reciprocidade ("swap agreements") pelos quais oferece linhas de crédito temporário em dólares a 13 outros bancos centrais, entre os quais o BCE (Banco Central Europeu) e o Banco da Inglaterra.

O Banco do Japão, que beneficia da mesma forma de uma linha junto ao banco central americano até 30 de abril, deve examinar a possibilidade de sua prorrogação por seis meses em sua próxima reunião de política monetária, indicou o Fed.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host