! Merkel critica protecionismo do plano econômico de Obama - 03/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

03/02/2009 - 14h48

Merkel critica protecionismo do plano econômico de Obama

[selo]
BERLIM, 3 Fev 2009 (AFP) - A chanceler alemã, Angela Merkel, lançou uma advertência nesta terça-feira contra o protecionismo depois que a Câmara de Representantes americana propôs uma cláusula em favor da compra de produtos locais, como parte do plano de estímulo promovido pelo presidente Barack Obama.

"Devemos evitar o protecionismo", afirmou Merkel em entrevista à imprensa, acrescentando que falou sobre esta questão por telefone com Obama.

"O protecionismo é uma má resposta à crise internacional", acrescentou Merkel, interrogada sobre as consequências que teria a adoção definitiva desta cláusula.

Um dos artigos do plano americano interdita a compra de ferro e aço estrangeiros para projetos de infraestrutura financiados pelo plano de estímulo, a menos que a oferta americana seja insuficiente ou que seu preço aumente seu custo final em mais de 25%.

A disposição não passou despercebida no exterior, onde muitos a veem como uma violação das regras de livre comércio e da OMC (Organização Mundial do Comércio).

A Comissão Européia advertiu que não ficará com os braços cruzados se a cláusula permanecer no texto final. Canadá e França se mostraram preocupados, e a Itália chegou a fazer uma denúncia na OMC.

A questão é especialmente sensível na Alemanha, primeiro exportador mundial, que conta com vários pesos pesados da siderurgia mundial.

O projeto está agora no Senado americano, onde enfrenta a forte oposição da minoria republicana.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host