! BCE mantém inalterada sua principal taxa de juros em 2% - 05/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/02/2009 - 12h38

BCE mantém inalterada sua principal taxa de juros em 2%

[selo]
FRANKFURT, Alemanha, 5 Fev 2009 (AFP) - O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter sua principal taxa de juros inalterada em 2%, conforme anunciou um de seus porta-vozes.

A manutenção da taxa nesse patamar era prevista pelos analistas.

O presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, explicou que adoção de uma taxa zero não seria "apropriada" para a Eurozona.

Trichet dise que o nível de 2% não era o mais baixo imaginável para as taxas, mas descartou reduzi-las a zero, como fizeram os Estados Unidos e o Japão, ao afirmar que não seria apropriado para a Eurozona.

Mas também não excluiu a possibilidade de reduzir as traxas de juros durante a próxima reunião do conselho de diretores, me março.

Depois de quatro cortes consecutivos, o banco havia assinalado sua vontade de fazer uma pausa nas reduções em fevereiro.

Entre outubro e janeiro, a principal taxa básica, que determina o nível do crédito na zona euro, caiu de 4,25% a 2%, um nível mínimo sem precedentes.

O Banco da Inglaterra (BoE), em compensação, cortou nesta quinta suas taxas de juros em meio ponto percentual, ficando em 1%, um mínimo inédito desde a criação da instituição em 1694. Era o quinto corte consecutivo e foi antecipado pelos mercados.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host