! Brasil e quatorze países alertam na OMC contra o protecionismo - 09/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

09/02/2009 - 12h06

Brasil e quatorze países alertam na OMC contra o protecionismo

[selo]
TÓQUIO, 9 Fev 2009 (AFP) - Quinze países, entre eles Brasil, México e Japão, apresentaram na OMC (Organização Mundial do Comércio), uma advertência contra o protecionismo, dizendo-se preocupados com as medidas adotadas em resposta à crise econômica, anunciou Tóquio nesta segunda-feira.

O grupo enviou um comunicado de emergência à AMC, em Genebra, anunciou a chancelaria japonesa.

"Dada a crise econômica sem precedentes, e o aumento potencial do protecionismo, os membros da OMC devem ser conscientes de um possível aumento das ações anti-dumping e evitar o uso sem garantias de tais medidas", dizia o comunicado.

Entre as medidas recentemente criticadas por serem consideradas protecionistas está o plano de apoio ao setor automobilístico francês, que deve ser revelado nesta segunda-feira, e à cláusula "Compre americano" inicialmente incluída no plano de estímulo americano, que foi reconsiderada.

Os outros assinantes do texto, assinado semana passada em Genebra, são Chile, Colômbia, Costa Rica, Hong Kong, Israel, Noruega, Cingapura, Suíça, Tailândia, Coreia do Sul, Taiwan e Turquia", segundo a chancelaria japonesa.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host