UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/02/2009 - 18h21

Flórida veta projeto de trem-bala de Obama

MIAMI, 16 Fev 2011 (AFP) -O governador da Flórida vetou nesta quarta-feira um ambicioso projeto de construção no Estado do trem-bala - considerado prioritário pela Casa Branca, para melhorar a competitividade dos Estados Unidos.

"Após reflexão madura, o governador Rick Scott informou ao ministro dos Transportes americano, Ray LaHood, que o estado (da Flórida) decidiu não dar sequência ao projeto entre Tampa e Orlando do presidente Obama", disse o governador em comunicado divulgado nesta quarta-feira.

A Casa Branca apresentou em fevereiro um plano de 53 bilhões de dólares em seis anos para criar linhas do trem-bala nos Estados Unidos, como parte do desejo expressado pelo presidente Barack Obama de fazer investimentos em infraestrutura.

O governador alega riscos de "descumprimento do orçamento" para a edificação desta linha de 135 km e teme que os contribuintes da Flórida não queiram meter a mão no bolso para ajudar.

O ministro dos Transportes, Ray LaHood, declarou que estava "extremamente decepcionado" com a decisão do governador da Flórida.

"O projeto teria podido criar milhares de empregos bem pagos para os cidadãos da Flórida e ajudar as empresas do Estado a crescer" declarou em nota.

A linha Tampa-Orlando era até agora uma das prioridades das autoridades americanas, junto com a que ligará, na Califórnia, as cidades de Sacramento a Los Angeles.
Hospedagem: UOL Host