! Estoques americanos caem e petróleo fecha em forte alta - 19/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

19/02/2009 - 18h01

Estoques americanos caem e petróleo fecha em forte alta

[selo]
NOVA YORK, EUA, 19 Fev 2009 (AFP) - Os preços do petróleo se recuperaram significativamente nesta quinta-feira em Nova York e Londres, depois do anúncio de uma inesperada queda das reservas semanais de cru dos Estados Unidos.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em março terminou em alta de 14%, ganhando 4,86 dólares em relação a quarta-feira e fechando a 39,48 dólares.

Em Londres, na InterContinental Exchange, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em abril subiu 2,44 dólares, encerrando a 41,99 dólares.

O mercado reagiu com força ao relatório semanal do departamento de Energia americano, que indicou uma redução de 200.000 barris nos estoques de cru, situados a 350,6 milhões de barris na semana concluída em 13 de fevereiro.

Após várias semanas acumulando aumentos, as reservas apresentaram uma queda surpreendente, que impulsionaram os preços.

Outro fator positivo do relatório tem a ver com o estado da demanda, destacou Bart Melek, da BMO Capital Markets.

Nas quatro últimas semanas, os americanos consumiram em média 20 milhões de barris diários de produtos petroleiros, uma demanda quase estável em comparação com o ano anterior (-0,1%). Além disso, o consumo de gasolina, principalmente, aumentou 0,8%, invertendo uma tendência de longa data.

"As pessoas provavelmente interpretam isso como o começo da recuperação da demanda, pelo menos nos Estados Unidos", estimou Melek.

"Sete semanas consecutivas em alta somaram 32,5 milhões de barris às reservas americanas; em conseqüência, uma alta de uma semana não é o suficiente para reverter o mercado. Mas isso vai assustar os defensores da queda", observaram por sua vez Hussein Allidina e Seth Kleinman, do Morgan Stanley.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host