! Petróleo fecha em baixa em NY e Londres com expiração de contrato - 20/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

20/02/2009 - 18h13

Petróleo fecha em baixa em NY e Londres com expiração de contrato

[selo]
NOVA YORK, EUA, 20 Fev 2009 (AFP) - Os preços do petróleo terminaram em baixa nesta sexta-feira em Londres e Nova York, no último dia de cotação do contrato para entrega em março do WTI, em um mercado no qual os temores sobre a demanda continuam prevalecendo.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em março perdeu 54 centavos, fechando a 38,94 dólares.

"Era o dia de expiração do contrato para entrega em março, muitos operadores cobriram as posições a descoberto que possuíam", indicou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, explicando que isso provocou compras, que sustentaram em parte os preços.

Por outro lado, os preços dos produtos petroleiros mostraram fraqueza, acrescentou o analista, destacando que os temores sobre a demanda em uma economia em crise se mantêm.

Na InterContinental Exchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em abril recuou 10 centavos, encerrando a 41,89 dólares.

"O mercado está bastante deprimido", constatou Lipow, e tem usado a Bolsa para se orientar, já que esta é considerada um bom indicador sobre o futuro da demanda.

Os preços registraram uma queda muito maior durante a sessão, de mais de dois dólares, quando o Dow Jones perdia cerca de 200 pontos.

A queda moderada se segue a uma súbita recuperação na quinta-feira, depois de uma surpreendente redução das reservas semanais de cru nos Estados Unidos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host