! Merkel pede reforço das regras dos mercados financeiros - 21/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

21/02/2009 - 11h05

Merkel pede reforço das regras dos mercados financeiros

[selo]
BERLIM, Alemanha, 21 Fev 2009 (AFP) - A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu neste sábado, na véspera de uma reunião europeia preparatória para a cúpula do G20, que as regras internacionais dos mercados financeiros sejam reforçadas.

"Não deve haver mais pontos negros no mapa" internacional dos produtos financeiros, declarou Merkel em sua declaração semanal na internet.

A chanceler considerou que a reunião do G20 europeu, domingo em Berlim, permitirá "tomar decisões sobre as medidas que queremos adotar, de forma que cheguemos unidos e cheios de ambição a Londres".

O governo alemão deseja, principalmente, obter o reforço das regras dos fundos especulativos (hedge funds) e o aperfeiçoamento do trabalho das agências de classificação para evitar que a crise financeira internacional torne a se repetir, afirmou.

Berlim defende também a criação de um "atlas de riscos", uma espécie de mapa que permitiria analisar em tempo real a evolução dos riscos em escala internacional para detectar rapidamente os perigos.

Os chefes de Estado e de governo dos quatro países europeus do G20 (Alemanha, França, Grã-Bretanha e Itália) realizarão no domingo em Berlim uma reunião preparatória para o encontro das 20 potências econômicas mundiais prevista para o dia 2 de abril em Londres para tentar obter um consenso a respeito de uma reforma mundial das finanças.

A chanceler alemã, Angela Merkel, convidou também para a reunião os chefes do Eurogrupo, da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu, assim como os dirigentes de Espanha, Holanda e República Tcheca.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host