! Sarkozy quer 'verdadeiras respostas' para regular finanças no G20 europeu - 21/02/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

21/02/2009 - 10h13

Sarkozy quer 'verdadeiras respostas' para regular finanças no G20 europeu

[selo]
PARIS, França, 21 Fev 2009 (AFP) - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu neste sábado que os países europeus do G20, que se reunirão no domingo em Berlim, adotem "verdadeiras respostas" para regular os mercados financeiros, advertindo também que Paris não aceitará um "compromisso rebaixado".

"Espero duas coisas (da reunião): que a Europa se prepare para ter uma postura conjunta na cúpula do G20 em Londres, no dia 2 de abril, e que não seja um falso compromisso, um compromisso rebaixado com pequenas ambições", declarou Sarkozy à imprensa depois de inaugurar o Salão da Agricultura de Paris.

"A violência da crise, sua profundidade, nos impõem mudanças de fundo. É preciso refundar o capitalismo, dar-lhe moralidade", disse o presidente francês, para quem "estas são as verdadeiras respostas" que a reunião do G20 europeu pode oferecer.

Os chefes de Estado e de governo dos quatro países europeus do G20 (Alemanha, França, Grã-Bretanha e Itália) realizarão no domingo em Berlim uma reunião preparatória para o encontro das 20 potências econômicas mundiais prevista para o dia 2 de abril em Londres para tentar obter um consenso a respeito de uma reforma mundial das finanças.

A chanceler alemã, Angela Merkel, convidou também para a reunião os chefes do Eurogrupo, da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu, assim como os dirigentes de Espanha, Holanda e República Tcheca.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host